• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Questão 02 (2,0) Mercantilismo é o conjunto de práticas e ideias econômicas
desenvolvidas na Europa entre o séc. XV e XVIII. O mercantilismo tinha por objetivo
fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia, para isso, era preciso ampliar a economia para dar mais lucro afim de que a população pudesse pagar mais impostos. Explique as práticas mercantilistas adotados pelos Estados.

Balança comercial Favorável:

Colonialismo:

Metalismo:

Protecionismo Alfandegário:

Respostas

respondido por: kaiquelacerda3
11

Resposta:

Se puder e achar, Marque melhor resposta <3

  • Balança comercial Favorável de um determinado país está favorável quando ele exporta mais do que importa. Do contrário dizemos que a balança comercial é negativa ou desfavorável.

  • Colonialismo é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia.

  • Metalismo é uma teoria econômica da Idade Moderna que quantifica a riqueza através da quantidade de metais preciosos possuídos.

  • O principal recurso que o governo de um país utiliza para proteger as indústrias nacionais da concorrência externa é o Protecionismo Alfandegário. De maneira geral, protecionismo é um mecanismo do qual um governo se utiliza e que tem como objetivo favorecer as atividades econômicas internas.

respondido por: andrerouge
0

Resposta:

A.  

a exploração de metais preciosos nos territórios conquistados foi uma das bases do sistema mercantilista, assim como a manutenção de colônias lucrativas para as Coroas, com a permanência de um sistema de monopólio de consumo de produtos fornecidos exclusivamente pelas metrópoles.

Explicação:

As bases do sistema mercantilista foram: conquistar e manter os territórios conquistados para exploração das terras e das pessoas; explorar, até o esgotamento, o ouro e os metais preciosos nas colônias; e monopolizar o comércio entre metrópole e colônia para garantir a maior rentabilidade possível para as Coroas. Não havia abertura dos portos, pois o comércio era monopolista com a metrópole e inexistia equilíbrio financeiro e comercial, já que a os lucros eram dirigos à metrópole. O fornecimento de matérias-primas das colônias para a metrópole persistiu durante todo o período colonial, e os altos impostos pagos, enviados às Coroas, fizeram com que diversas revoltas exigissem o fim do período colonial.

RESPOSTA COMPROVADA

Perguntas similares