) A proposição do arquifonema se originou no conceito de neutralização. O arquifonema é utilizado quando os fones encontrados na realização fonética podem ser derivados de uma forma subjacente e não apresentam contrastes entre si. Assim, se os fones realizados em um determinado contexto são parte do inventário de fonemas da língua, mas não contrastam nessa posição específica, diz-se que eles sofreram neutralização. A terceira posição do sistema fonológico do português é a posição neutralizadora (indicada por Ø), que agrupa os arquifonemas de acordo com a classe a ser neutralizada. Considerando o aprendizado adquirido, avalie as afirmativas a seguir: I. Os quatro arquifonemas do português - / N, R, S, L / - ocupam a coda silábica, pois é nesta posição que o contraste entre os fonemas é neutralizável. II. A noção de arquifonema representa um ganho para a análise fonológica, porque permite se postular um terceiro termo que abarca todas as possibilidades de produção. III. O arquifonema nasal /N/ dá conta da neutralização do ponto de consoante da nasal da coda, uma vez que a nasal assimila o ponto de articulação da consoante seguinte. IV. O arquifonema fricativo /S/ neutraliza o contraste de ponto da fricativa em coda, cuja produção é sensível ao vozeamento da consoante seguinte. V. O arquifonema /L/ neutraliza o contraste das líquidas laterais na coda, cuja produção como aproximante [w] está completamente implementada. É correto o que se afirma em: Alternativas: a) Apenas I, II e III. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas IV e V. d) Apenas I, II, IV e V. e) I, II, III, IV e V
Respostas
Resposta:
Letra e
I. Os quatro arquifonemas do português - / N, R, S, L / - ocupam a coda silábica, pois é nesta posição que o contraste entre os fonemas é neutralizável.
II. A noção de arquifonema representa um ganho para a análise fonológica, porque permite se postular um terceiro termo que abarca todas as possibilidades de produção.
III. O arquifonema nasal /N/ dá conta da neutralização do ponto de consoante da nasal da coda, uma vez que a nasal assimila o ponto de articulação da consoante seguinte.
IV. O arquifonema fricativo /S/ neutraliza o contraste de ponto da fricativa em coda, cuja produção é sensível ao vozeamento da consoante seguinte.
V. O arquifonema /L/ neutraliza o contraste das líquidas laterais na coda, cuja produção como aproximante [w] está completamente implementada.
Explicação:
Corrigidas pelo AVA.
Resposta:e
Explicação: corrigido pela ava