• Matéria: História
  • Autor: elenobelarmino2015
  • Perguntado 5 anos atrás

A)Baseando-se na visão de Eric Hobsbawm, o que se pode concluir dos conceitos de nacionalismo e Estado-nação? Explique por meio de exemplos.
b)"Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos". Explique essa frase de Massimo d'Azeglio e justifique sua resposta.

me ajudem por favor!!​

Anexos:

Respostas

respondido por: leirianestefane01
73

Resposta:

a)Hobsbswam diz que o uso da palavra "nacionalismo" apareceu no final do século XIX para designar grupos ideólogos de direita na França e na Itália, que defendiam a expansão territorial e se manifestavam contra os estrangeiros, os liberais e os socialistas, cunhando a bandeira nacional. Este nacionalismo de direita cresceu em Estados-nação que reivindicavam o monopólio do patriotismo.

respondido por: erickm5
15

A) De acordo com a visão de Eric Hobsbawm, o nacionalismo diferenciava-se do conceito de Estado Nação a partir da seguinte compreensão: os movimentos favoráveis à formação de um Estado-nação utilizavam do nacionalismo como principal argumento para a unificação.

Isso significa que a prosperidade de um Estado nacional depende de uma identidade nacional.

B) A frase "Fizemos a Itália; agora precisamos fazer os italianos" pode ser explicada por ser um exemplo da divergência entre os conceitos de Estado-nação e nacionalismo.

A justificativa disso reside no fato de que a Itália foi unificada sem que houvesse um sentimento nacionalista entre as diferentes regiões. Nem ao menos a língua, uma das características culturais básicas de uma nação, era a mesma falada em todos os territórios.

As unificações dos Estados nacionais na Europa

Para formar as nações europeias da maneira como elas estão constituídas na contemporaneidade, foi necessário estabelecer parâmetros comuns ao redor de símbolos e signos que passariam a estar relacionados com uma nova ideia de nacionalidade para pessoas que não necessariamente compreendiam ou concordavam com os motivos disso.

Na Península Itálica, por exemplo, precisamente no território que hoje consiste na Itália, não havia um poder centralizador desde o Império Romano. Este território era fragmentado em várias províncias, que tiveram de se adequar a uma nova língua, novos símbolos e novos governos.

Saiba mais sobre a unificação dos Estados nacionais europeus em https://brainly.com.br/tarefa/3155211

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares