Buscando uma prática educativa antirracista, como você agiria nessa situação? a) Existe um erro de interpretação do livro didático sobre a escravidão? Identifique-o e contextualize a discussão. b) Considerando a resposta da questão anterior, de que forma a escravidão pode ser abordada em sala de aula sem justificar a colonização?
Respostas
Explicação:a)
De acordo com o livro "A escravidão era necessária para a colonização", vemos aqui uma distorção sobre uma época em que a elite lucrava com o tráfico de pessoas e também degradava e desvalorizava sua cultura.
A escravidão é o tom de um discurso sobre o tema das almas africanas, dizendo que elas são desprezíveis e, portanto, deveriam ser escravizadas pelas potências européias. Após a naturalização dessa abordagem, ela reflete o pensamento da época, é necessário explicar que a burguesia e a elite africana se beneficiam reciprocamente do comércio humano e expor as conseqüências para essas sociedades.
Uma forma de trabalhar com a escravidão de classe é mostrar as formas de resistência usadas pelos afrodescendentes e africanos para manter sua cultura viva e sobreviver em um ambiente hostil. Práticas religiosas, manifestações culturais e criação de quilombos são exemplos de como utilizá-los, principalmente levando-se em consideração a diversidade cultural das regiões.
Padrão de resposta esperado
a) A escravidão foi ancorada por um discurso que retirou dos africanos a sua alma, afirmando que eles eram inferiores e, por causa disso, deveriam ser escravizados pelas potências europeias. Quando essa prática é naturalizada, reflete o pensamento da época, sendo necessário explicar que a burguesia e as elites africanas lucraram mutuamente com o comércio de seres humanos e expor as consequências para essas sociedades.
b) Uma forma de trabalhar a escravidão em sala de aula é mostrando as formas de resistência utilizadas pela população africana e afrodescendente, para manter viva a sua cultura e sobreviver em um ambiente hostil. As práticas religiosas, as manifestações culturais e a formação de quilombos são exemplos de formas que podem ser utilizadas, ainda mais considerando a diversidade cultural das regiões.