Marque a alternativa correta em relação a contradição na filosofia Hegeliana *
1 ponto
Para Hegel, a história é feita através de contradição e, também, só é possível entender o mundo compreendendo os contraditórios no mundo.
Quando se trata de conseguir entender o mundo é necessário verificar os pares de semelhantes.
É necessário entender os preceitos do mundo das ideias para garantir real conhecimento segundo a filosofia Hegeliana.
Todo processo lógico na filosofia Hegeliana é pautada pela noção de identidade.
2. A ideia, para Hegel, deve ser submetida necessariamente a um processo de evolução dialética, regido pela marcha triádica da: *
1 ponto
experiência, juízo e raciocínio.
realidade, crítica e conclusão.
matéria, forma e reflexão.
tese, antítese e síntese
Respostas
1 - É correta a alternativa A, já que, para Hegel, o "Movimento da História", ou do "Espírito da História", passa por uma série de idas e vindas que se afirmam e se contradizem, sendo sempre a História (e com "História" podemos compreender toda a sociedade humana e as suas formas de organização) o resultado destas lutas ou embates entre "inimigos" e oposições.
Estas ideias serviram de base para formas muito diferentes de compreender o mundo, que vão desde o Socialismo com base Marxista, contrário ao Imperialismo, e o Darwinismo Social, base ideológica do Imperialismo.
2 - É correta a alternativa D, sendo a Tese e a Antítese os dois "polos" de uma questão, ou as duas forças que estão em conflito em um determinado momento ou período da História. Por estas "forças" podemos entender classes sociais, modelos políticos ou econômicos, por exemplo.
Já a Síntese é o "resultado" desta luta, que é a situação que é produzida como uma "consequência" deste conflito, resultado que será novamente colocado contra uma antítese que dará início a novo conflito.