O governo Collor, foi curto, devido ao impeachment, indique as causas desse processo;
a)Reforma administrativa, com a extinção de ministérios, fundações, autarquias, sociedades de economia mista e empresas públicas.
b)Retenção de parte dos depósitos em todas as contas correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras.
c)Aprovação da emenda que permite a reeleição de Presidentes, Governadores e Prefeitos.
d)Mudança da moeda (cruzeiro em lugar do cruzado novo), com tabelamento de preços e salários e prefixação de juros.
E)Acusação de sucessivos escândalos e de corrupção envolvendo assessores, ministros, amigos e familiares do presidente.
Respostas
R: E
Explicação: Em maio de 1992 estourou a denúncia que levaria o governo Collor a um fim prematuro. O irmão do presidente, Pedro Collor, concedeu entrevista à revista Veja acusando-o de manter uma sociedade com o empresário Paulo César Farias, tesoureiro de campanha de Collor. Segundo Pedro, o tesoureiro seria “testa de ferro” do presidente em negociações espúrias, ou seja, aquela pessoa que faz a intermediação de transações financeiras fraudulentas, a fim de ocultar a identidade de quem realmente as contrata.
Em junho de 1992, o Congresso instaurou uma CPI só para tratar das atividades de PC Farias. Com o desenrolar dos trabalhos da comissão, as acusações de Pedro Collor foram ganhando substância, com muitas provas de transações ilícitas ligando PC Farias a Collor.
Resposta:
Creio ser a alternativa E
Explicação:
O governo de Collor sofreu o impeachment por causa da corrupção que estava ligada diretamente ao nome do presidente e da sua família. Com esse escândalo o governo Collor teve uma grande insatisfação da população e do Congresso, o que levou ao impeachment do presidente.
Espero ter ajudado, passe bem!