• Matéria: Geografia
  • Autor: franmedeiros0608
  • Perguntado 5 anos atrás

Qual importância das atividades econômicas da região Centro Oeste?​

Respostas

respondido por: gabrieljd28
1

Resposta:

Atualmente, o Centro-Oeste detém produtividade expressiva de grãos. Além das culturas de soja e milho já citadas, o cultivo de algodão, arroz, café e cana-de-açúcar também são importantes na região. Por esse motivo, os profissionais formados em Agronomia conseguem bons empregos na região.

Explicação:

espero que te ajude

respondido por: hcverissimo
0

Economia

As principais atividades econômicas da região Centro-Oeste são a pecuária, a agricultura, o extrativismo vegetal, o extrativismo mineral e a indústria.

Pecuária

A criação de gado é praticada na região desde o século XVII e é a atividade econômica mais importante. A região abriga o maior rebanho bovino do país.

No Centro-Oeste, o gado é majoritariamente criado de modo extensivo.

A criação extensiva, na qual o gado é criado solto nos pastos naturais de grandes fazendas, é desenvolvida em várias áreas da região.

Em outras áreas, como no sul do Mato Grosso do Sul e de Goiás, a criação é feita de modo intensivo: seleção de espécies e fazendas especializadas (gado de corte e pecuária leiteira).

Agricultura

A agricultura do Centro-Oeste, no início do século XX, estava voltada quase totalmente para a subsistência. O cultivo tinha características da roça, com plantio sem grandes cuidados nem técnicas de conservação do solo (utilizava-se muito a queimada para preparar o terreno).

À medida que a região foi sendo ocupada, teve início a agricultura voltada para o comércio especialmente de grãos, como o arroz, o milho, o feijão, a soja, além da cana-de-açúcar etc.

A partir da década de 1970, tornou-se possível desenvolver a agricultura nas áreas de Cerrado. Desse modo, ampliou-se a agricultura comercial em toda a região, diminuindo a área de lavouras voltadas para a subsistência. Atualmente, o estado do Mato Grosso é o maior produtor de soja do país.

Os vegetais e os minerais extraídos no Centro-Oeste constituem a matéria-prima utilizada por grande parte do setor industrial da região, que ainda é pouco significativo.

Extrativismo vegetal

O produto de maior expressão econômica é a madeira. Essa matéria-prima é extraída das florestas nativas para a obtenção de carvão vegetal, lenha ou toras.

Além da madeira, destacam-se os seguintes produtos:

no setor alimentício − a erva-mate, o palmito, a castanha-do-brasil, o urucum, do qual se extraem as sementes para a produção de colorau (usado como corante de alimentos);

no setor farmacêutico − a ipecacuanha ou poaia, da qual se utiliza a raiz para a fabricação de remédios;

no setor das borrachas e fibras − o látex, para a produção de borracha, e a piaçava, que serve para fazer vassouras.

Extrativismo mineral

Destaca-se o estado de Goiás, no qual são explorados o níquel, o amianto e o calcário.

No Mato Grosso do Sul, encontram-se as maiores reservas de minérios de ferro e de manganês da região, no maciço do Urucum. Destacam-se também as reservas de ouro e dia mantes, que são exploradas por garimpeiros.

Indústria

A partir da década de 1950, foram implantadas várias indústrias de produtos alimentícios (principalmente frigoríficos), de produtos minerais, como aqueles voltados para a construção urbana (telhas, tijolos, cal, cerâmica e cimento) e para a fabricação de fertilizantes (fosfato).

Em 1998, a Mitsubishi Motors escolheu a cidade de Catalão, em Goiás, para instalar sua montadora de automóveis; em 2007, a Hyundai Motors escolheu Anápolis, também em Goiás, para sediar sua montadora. Ainda na região de Anápolis destaca-se a indústria farmacêutica, e, em Três Lagoas (MS), a indústria de papel e celulose.

Também merecem destaque as empresas químicas ligadas à industrialização da cana-de-açúcar, principalmente para a obtenção de álcool combustível.

Turismo

Na região Centro-Oeste, o turismo é uma atividade que está se expandindo muito. Como atrações turísticas, destacam-se:

na cidade de Goiás, as construções do Brasil-Colônia – a cidade foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, em 2001, pela Unesco, por causa de sua arquitetura barroca.

na cidade de Brasília, a arquitetura e a urbanização e por ser a capital federal;

na cidade de Caldas Novas, as águas quentes que chegam às fontes superficiais;

em Cuiabá, o marco do centro geográfico da América do Sul;

no Parque Nacional do Xingu, a variedade de tribos indígenas;

em Nioaque (Mato Grosso do Sul), os monumentos históricos aos heróis da Retirada da Laguna;

a paisagem do Pantanal Mato-Grossense;

as chapadas dos Guimarães (MT) e dos Veadeiros (GO).

Espero ter ajudado :)

Perguntas similares