Consoante determina a legislação processual penal vigente, será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. A ação penal privada subsidiária da pública, conhecida como ação penal acidentalmente privada (ou supletiva) está diretamente condicionada à inércia absoluta do órgão do Ministério Público.
II. Na ação penal privada subsidiária da pública, a iniciativa é entregue ao particular, sendo que a ação perde a sua natureza pública, ganhando então natureza privada.
III. Se o ofendido (autor da ação penal subsidiária) abandonar a ação ou se mantiver inerte dentro do prazo de 12 meses, o Ministério Público, a qualquer momento, é obrigado a oferecer denúncia até que ocorra a prescrição do crime.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
III.
b)
I e II.
c)
I e III.
d)
II e III.
e)
I.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
letra E
Explicação:
cherylsnake:
obrigado
respondido por:
2
Re questão E (I) corrigido pelo ava
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás