estudo de caso; diante do fato ,qual é a relevância de enfatizar a participação de pais e familiares de alunos no espaço da escola?
Respostas
Explicação:
RESUMO
Abordar o tema família/escola no processo de ensino e aprendizagem sempre é muito desafiador. Esta pesquisa retrata a realidade onde a família e as escolas estão inseridas. A pesquisa foi realizada na escola da rede estadual de ensino, com os pais de alunos, e os professores da 2º fase do 2º ciclo, e também com as coordenadoras pedagógicas da escola. Nesse sentido a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da relação família-escola no processo de ensino-aprendizagem do educando, sendo essa a principal questão a ser respondida nessa pesquisa. Fora uma produção de cunho qualitativo, sendo estruturada através de métodos investigativos em forma de estudo de caso, utilizando como técnicas de coletas de dados: questionários e entrevistas, fundamentada por diversos autores renomados neste assunto: Zagury (2004), Szvmanzki (2003), Maranhão (2004), Reis (2007), Arribas (2004), Mittler (2003), Bencini (2003), Freire (1997). E esta pesquisa “Relação Família/Escola: Uma parceria importante no processo de ensino e aprendizagem” é uma pequena contribuição para essa temática tão vasta, que a cada dia sofre modificações dependendo da realidade em que está sendo discutida.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Pesquisa. Necessidade.
Introdução
Lembrando que a educação é um assunto muito importante para estar apenas nas mãos da família ou da escola, no entanto são os principais pontos de sustentação do indivíduo, é que me proponho analisar essa relação por vezes conflitante, mas de extrema necessidade para a criança. Portanto, é essa educação partilhada é que constrói o caráter do cidadão consciente que buscamos ter hoje em nossa sociedade, pois a educação passa pela família e depois pela escola mostrando seus reflexos na sociedade. Considerando esta relação tão complexa e importante estarei desenvolvendo esta pesquisa com finalidade de tentar contribuir com esse tema, a fim de ressaltar quais os problemas enfrentados tanta pela família como pela escola e dessa forma sugerir projetos para melhorar a convivência das duas instituições.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ressaltando os pontos positivos dessa relação, pois é a educação que constrói e orienta a formação do caráter da criança, assim a educação deve ser desenvolvida de acordo com a realidade social em que a criança está inserida.
Desenvolvimento
Cap. I – A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA
Quando falamos em educação de crianças, pode-se salientar duas instituições de extrema importância nesse processo: família e escola, com um objetivo único de conduzir a criança corretamente para que se torne um adulto responsável com futuro próspero. Pois na LDB (2004, p.27) afirma que;
Art.2º. A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Nessa perspectiva a família tem papel de extrema relevância na aprendizagem da criança, pois esta fortemente ligada ao papel da escola. Segundo Zagury (2002 p.175);
Hoje, a aproximação da instituição educativa com a família incita-nos a repensar a especificidade de ambas no desenvolvimento infantil. São ainda muitos os discursos sobre o tema que tratam à família de modo contraditório, considerando – a ora como refugio da criança, ora como uma ameaça ao seu pleno desenvolvimento.
Sendo a família assim é a primeira educadora da criança, responsável pelos primeiros passos dado por ela, segundo Szymanzki (2003 p.22) “é na família que a criança encontra os primeiros “outros” e, por meio deles, aprende os modos de existir – seu mundo adquire significado e ela começa a constituir-se como sujeito”.
Isso não quer dizer que a escola não possa ensinar valores morais e sociais, mas a escola além desses ensinamentos possui outras especificidades como salienta Szymanzki (2003 p. 99);
A escola, entretanto, tem uma especificidade – a obrigação de ensinar (bem) conteúdos específicos de áreas do saber, escolhidos como sendo fundamentais para a instrução de novas gerações. O problema de as crianças aprenderem fração é da escola. Família nenhuma tem essa obrigação.
Assim percebemos que as duas instituições possuem interesses comuns, mas cada uma com sua forma de educar. Desta maneira a família passa a participar da escola de diferentes maneiras, sendo até bem sutil como diz Szymanzki (2003 p.101);
“As famílias podem desenvolver práticas que venham a facilitar a aprendizagem na escolar (por exemplo: preparar para a alfabetização) e desenvolver hábitos coerentes com os exigidos pela escola (por exemplo: hábitos de conversação) ou não...”.
E é nesse sentido que a família passa a participar da escola, com pequenas intervenções no processo educacional da criança que gera grandes mudanças no seu comportamento e aprendizado. ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS!^^❤