Respostas
Perceba que o Cobre sofreu oxidação, visto que ele passou de Cu⁰ para Cu²⁺, e a prata sofreu redução pois saiu de Ag⁺¹ para Ag⁰, analisando o que ocorreu, podemos resolver a questão :
Quem sofre redução é o cátodo da pilha, e quem sofre oxidação é o ânodo da pilha, quem sofre redução, ganha um aumento de massa, e quem oxida ocorre a corrosão
1)
(F), quem oxida é o ânodo (polo negativo), e quem sofre redução é o cátodo (polo positivo), logo, como o cobre oxidou, ele é o ânodo da pilha, e não o cátodo, que é a prata
(V), de fato, quem é cátodo é o polo positivo, e como quem reduz é o cátodo, o eletrodo de prata é o polo positivo da pilha.
(V), a perda de massa ocorre nos ânodos, e como o cobre é o ânodo da pilha, a alternativa está correta.
(F), a oxidação ocorre no ânodo, e a prata é o cátodo que sofre a redução, logo, a oxidação ocorre no cobre e não no cátodo.
Para ajudar a lembrar de quem oxida e quem reduz na pilha :
Cátodo >>>> Redução
Ânodo >>>> Oxidação
É a regra da vogal com vogal, consoante com consoante. O cátodo começa com C que é uma consoante, e a redução começa com R que também é uma consoante. O ânodo começa com A que é uma vogal, assim como a oxidação que começa com a letra O que é uma outra vogal. Essa é uma dica para ajudar a memorizar
2)
a) Como a própria questão já nos disse, os elétrons fluem do ânodo zinco, para o cátodo cobre, dado que a oxidação ocorre sempre no ânodo, a lâmina que sofrerá oxidação será a lâmina de zinco.
b) Apesar do nome redução, quem é cátodo é aquele que sofre um aumento da massa, e quem sofre oxidação, acaba sofrendo a corrosão, logo, a lâmina que sofrerá um aumento de massa, será a lâmina de cobre.
c) O eletrodo de polo positivo é o cátodo, e como o cátodo nessa pilha é o cobre, a resposta correta é o cobre
d) Para montar essas reações, temos que nos lembrar de duas regras :
- Que seriam ?
0 número de elétrons que saem é o mesmo do que entram, logo, perceba que o zinco na figura sofreu oxidação, logo, ele saiu de Z⁰ para Z²⁺, e o cátodo que sofreu redução, saiu de Cu²⁺ para Cu°, então vamos montar as reações :
(oxi) : Z⁰ >>> Z²⁺ + 2é
(red) : Cu²⁺ + 2é >> Cu⁰
Só que nesse caso, o zinco ganhou 2 elétrons, e o cobre perdeu 2 elétrons, então as reações de oxidação e redução estão balanceadas.
e) A função da pilha de Daniels é basicamente promover o equilíbrio de cargas nas soluções de ânodo e cátodos
- Como assim ?
Perceba que o zinco sofreu a oxidação, o que significa que ele perdeu elétrons, então existe uma concentração maior de cargas positivas (cátions), e resumidamente no cátodo (cobre), os elétrons que saíram da barra de zinco, vão ir pro cátodo, o cobre que estava com mais cargas positivas, vai ficar neutro, e consequentemente vai ficar com mais ânions do que cátions, e é por isso que ocorre um aumento na massa do cátodo, pois os elétrons se aderem ao cátodo, então apesar do nome redução, ele sofre um aumento de massa, a redução refere-se ao fato de ele sair de uma carga mais positiva para negativa, ou seja, ele perde elétrons. Só que fosse assim, esse diferencial nos polos fariam a pilha parar de funcionar. Então existe na ponte salina, um sal, na maioria das vezes é o sal cloreto de potássio (KCl), pois quando em solução aquosa libera o cátion K⁺ e o ânion Cl⁻, então o ânodo (Zinco) recebe nesse exemplo os ânions Cl⁻, porque ele sofreu a oxidação, isso consequentemente aumenta o número de cátions na solução, o cátodo (Cobre), recebe o cátion K⁺ pois quando sofre a redução, existem mais cargas negativas do que positivas na solução, então quando os íons K⁺ vão para o polo positivo (que estava com mais ânions), aumenta o número de cátions, logo, o número de cargas positivas no cátodo, é igual ao número de cargas negativas no ânodo, isso faz a pilha funcionar. Até que um sofre a oxidação total (ânodo) ou o outro sofra redução total (cátodo), o que vier primeiro.
f) A lâmina de Zinco se oxidará e vai sofrer uma corrosão.
Bons estudos e espero ter ajudado