• Matéria: História
  • Autor: brendoka17
  • Perguntado 5 anos atrás

Por favor, preciso de um texto de 15 linhas, defendendo ou acusando Dom Pedro I por suas atitudes durante o processo de independência do Brasil, me ajudemmm

Respostas

respondido por: jaojoaogoulart
1

Resposta:

Explicação:

A Noite da Agonia

Foi um episódio da história do Brasil, ocorrido na madrugada de 12 de novembro de 1823, durante a Assembleia Constituinte, no Rio de Janeiro, que estava encarregada de redigir a primeira Constituição do país recém-independente. O monarca Pedro I mandou o Exército invadir o plenário da Assembleia Constituinte, que resistiu durante horas, mas não conseguiu evitar sua dissolução.

Vários deputados foram presos e deportados, entre eles os irmãos Andradas, José Bonifácio (o Patriarca da Independência).

Com a dissolução da Assembleia constituinte, Pedro I reuniu dez cidadãos de sua inteira confiança que, a portas fechadas, redigiram a primeira constituição do Brasil, outorgada em 25 de março de 1824, e que acabou fortalecendo o Poder Moderador.

Tendo tudo isso em mente, a assembleia constituinte queria que Dom Pedro I tivesse nenhum poder, por isso ele fechou a constituinte, mas essa constituição que ele escreveu era bem liberal pra época e é até hoje, foi esse poder moderador que garantiu a estabilidade do segundo reinado.

Além disso, a nossa democracia atualmente é um reflexo do pasado, pois,  não funciona pelo simples fato de que a maioria é formada por ineptos e por isso acabamos vivendo numa DITADURA das maiorias. Dom Pedro I quando fez a Constituição deixou bem claro que para evitar despotismo democrata, ele implementaria uma democracia REPRESENTATIVA.

Perguntas similares