os comflitos entre trabalhadores nacionais e estrangeiras eram comuns em razão:
A) da grande oferta de empregos nas capitais brasileiras, o que levava os melhores cargos e remunerações serem disputados de forma violenta, por brasileiros e estrangeiros.
B) Da grande concorrência pelas vagas nas indústrias, que cresciam progressivamente, mas que eram ocupadas exclusivamente pela população negra, recém-libertada do cativeiro.
C) A opção dos empregadores em valorizar a mão de obra nacional ,em detrimento da estrangeira, por ser mais qualificada, ordeira e produtiva do que a de espanhóis e portugueses.
D) A convivência marcada por rixas que extrapolavam o ambiente da fábrica, uma vez que era comum o apoio da cada grupo de trabalhadores, a partir da nacionalidade partilhada. fato que aumentava as tenções nós locais em que conviviam brasileiros e estrangeiros.
E) O governo em função da política de "embranquecimento" fez a opção por incentivar a migração da mão de obra com características que atendessem a esse objetivo. No entanto, fazia questao de gerar empregos aos brasileiros, sejam negros ou brancos, porém que fossem pobres.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra D
Explicação:
Brasileiros se sentiam ameaçados por conta da nova chegada de estrangeiros no país, fazendo assim que aumentassem as tenções e saindo até do ambiente das fábricas.
janielesantos4:
obrigada
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás