alguem me ajuda com histora?
1) Como começou a história do voto no Brasil? E como era a votação?
2) Quando e por quem foi elaborada a primeira legislação eleitoral brasileira?
3) O que era o voto por procuração? E quando foi proibido esse tipo de voto?
4) O que foi instituído, por meio da chamada Lei saraiva, em mais uma medida
moralizadora? E por que o novo documento não adiantou muito?
5) Por que mesmo depois da Proclamação da República, o voto ainda não era
direito de todos?
6) Por que o período da República Velha, que vai do final do Império até a
Revolução de 30, foi marcado por eleições ilegítimas?
7) Por que para o cientista político Jairo Nicolau, autor de um livro sobre a
história do voto, a República representou um retrocesso em relação ao império,
em razão da prática do voto de cabresto?
8) Explique com suas palavras o que deu para entender e aprender sobre o
texto Conheça a história do voto no Brasil?
Respostas
1 - A história do voto no Brasil começou 32 anos após Cabral ter desembarcado no País. Foi no dia 23 de janeiro de 1532 que os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa - São Vicente, em São Paulo - foram às urnas para eleger o Conselho Municipal.
A votação foi indireta: o povo elegeu seis representantes, que, em seguida, escolheu os oficiais do conselho. Era proibida a presença de autoridades do Reino nos locais de votação, para evitar que os eleitores fossem intimidados. As eleições eram orientadas por uma legislação de Portugal - o Livro das Ordenações, elaborado em 1603.
2 - O Código Eleitoral de 1932, primeiro Código Eleitoral do Brasil, foi criado no início da era Vargas. Em maio do mesmo ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi instalado no Rio de Janeiro, então capital do país.
3 -permitir que alguém possa votar em seu nome.
Muitos brasileiros têm a necessidade de viajar por trabalho, as vezes por lazer, e o voto no local de residência é as vezes impossibilitado.
4 - A Lei Saraiva, Decreto nº 3.029, de 9 de janeiro de 1881, foi a lei que instituiu, pela primeira vez, o Título de Eleitor, proibiu o voto de analfabetos e adotou eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império brasileiro: senadores, deputados à Assembleia Geral, membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz.
A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, foi promulgada 28 de setembro de 1885, garantindo liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos seus proprietários o pagamento de indenização. A indenização deveria ser paga pelo liberto, sendo obrigado a prestar serviços ao seu ex-senhor por mais três anos ou até completar 65 anos de idade.
Mesmo tendo pouco efeito prático, pois libertava somente escravos que, por sua idade, eram menos valorizados
5 - Apenas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, o país passa por transformações sociais, políticas e econômicas. No campo eleitoral, destaca-se a criação do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, além da instituição do voto feminino e do voto secreto. Assim, o processo eleitoral tornava-se mais amplo, transparente e idôneo.
Olha amigo, teria respondido mais, mas tenho que sair :(
Espero ter ajudado em algo
Abraço, Bons estudos! :)