1) Agora eu gostaria que você refletisse sobre esse tema escrevendo um parágrafo (com
pelo menos 6 linhas). Escreva sobre: qual será o pensamento que as pessoas daquela
época tinham que as deixavam tranquilas ao escravizar e maltratar os outros daquela
maneira? E qual será o pensamento que algumas pessoas de hoje ainda têm para fazer a
mesma coisa (de vez em quando ainda temos notícias de fazendeiros que escravizam
pessoas no interior do Brasil...)? Você acha que essa lei citada acima é justa? Por quê?
Respostas
Resposta: Os brancos achavam que eles eram donos dos mesmos, por isso faziam o que queriam com eles. Já que também tinha o fato de que os escravos, por serem negros eram considerados indivíduos sem alma, assim eles eram bastante maltratados. Isso gerou um mal que até hoje carregamos, que é o preconceito racial. Tanto que a população negra em vários locais do mundo ainda são marginalizadas. Foi uma luta muito grande para que eles conseguissem ser livres, eu acho que uma pessoa que ainda comete racismo deveriam parar, pois todos nós somos iguais, e não e porque uma pessoa e negra que ela e uma pessoa má ou criminosa ou algo do tipo. Mesmo com a lei Áurea muitas pessoas ainda cometem racismo.
ESPERO TER AJUDADO, BJSS :)
Resposta: Você acha que essa lei citada acima é justa?
Resposta
Sim ela na teoria é justa.
Na pratica, não.
Uma vez que ate hoje ainda existe trabalho análogo ao escravo que muita vezes só são descobertos por denuncia, não há uma real fiscalização para saber as condições dos trabalhadores. Patroes dificilmente são pegos muitas vezes saem impune. A economia mundial e as diferenças socias impulsionam e abrem margem para empresários corruptos/criminosos continuem a pratica do serviço escravo.
Explicação: " O artigo 149 do Código Penal dispõe que configura crime a conduta de "reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto"