pesquise as tribos que fazem pintura corporal e descubra se essas pinturas tem significado.
pfvvv urgente me ajudemmm
Respostas
Resposta:
A pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas porque ela indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e sobrenaturais. Ela tem vários sentidos: ritos de passagem, proteção do grupo ou do indivíduo, cerimônias de casamento, de luto ou cura de doenças ou a função guerreira ou religiosa. Os padrões dessa pintura podem parecer abstratos aos nossos olhos, mas eles podem estar relacionados à vida e à mitologia de cada grupo indígena onde é praticado.
Muitos deles praticam a pintura corporal há séculos – o que chamou a atenção dos viajantes e estudiosos europeus que vieram à América. Os grafismos aparecem não só nos corpos, mas também em objetos utilitários e rituais, nas casas e, atualmente, no papel. Cada grupo indígena possui um repertório próprio de técnicas e padrões que estão muito associados à sua organização social, à sua cosmologia e às relações que o grupo mantém com a natureza, com o mundo sobrenatural e também com seus inimigos.
Os pigmentos utilizados são, na maioria, o vermelho, feito com o pó da semente de urucum, e o azul-escuro, quase negro, fervendo ou macerando a polpa do jenipapo verde com um pouco de água e fazendo uma tinta transparente, que após algumas horas se torna escura.
Explicação: