• Matéria: História
  • Autor: serafim1234oi
  • Perguntado 5 anos atrás

Na República, os Patrícios controlavam as instituições políticas, exercendo o poder em seu benefício. No entanto, os Plebeus que enriqueceram com o comércio, passaram a exigir uma maior participação política e melhores condições de vida. Que medida foi adotada, visando atender aos anseios de representatividade dos plebeus no Senado?
ajudemmm por favorrr

Respostas

respondido por: Arichococat
1

Resposta:A instauração da República em Roma, provavelmente em 509 a.C., fez com que o poder político se mantivesse nas mãos dos patrícios. O fortalecimento do Senado e o exercício do poder executivo pelos magistrados reproduziram a exclusão dos plebeus da vida política romana. Essa exclusão política e a exploração econômica resultaram em inúmeros conflitos sociais em Roma, opondo patrícios e plebeus.

O fato de a sociedade romana estar em constante guerra com seus vizinhos levou os patrícios a convocarem os plebeus para serem soldados de seus exércitos. Além disso, os impostos cobrados dos plebeus aumentavam, garantindo a riqueza dos patrícios. Por outro lado, aumentava o endividamento de muitos plebeus, o que acarretava a mudança de situação social, passando a serem escravos de seus credores. Conscientes de sua importância militar e buscando superar a exclusão política e a exploração econômica, os plebeus resolveram se rebelar.


serafim1234oi: muito obrigadooo
Perguntas similares