A disciplina para o convívio em sociedade poderia ser adquirida pela observação do outro, mas, também, pelas regras que conduziam a arte. Consciente desse potencial da arte, Luís XIV aplicou grande parte do tesouro real financiando a arte ao criar uma série de instituições destinadas a promover e regulamentar as artes, sendo a primeira em 1661, a Académie Royale de La Danse. A dança como um espelho da sociedade não foi exclusiva da corte do Rei Sol, pois podemos observar que o ballet passa por fases que correspondem ao contexto social em que se insere. Como exemplo, podemos destacar o período do ballet romântico e do ballet clássico.
NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2016.
A partir do exposto anteriormente, analise as afirmativas.
I. As composições de Marius Petipa (1818-1910) apresentavam um divertissement (diversão/divertimento), que é uma parte do ballet desnecessária ao enredo, mas que tem a função de exibir as habilidades dos bailarinos; encerravam-se com uma grande festa apoteótica, na qual os heróis eram enaltecidos. Esses elementos foram a causa da exuberância das composições de Petipa, mas também contribuíram para o fim da era do ballet romântico.
II. O ballet romântico substituiu as narrativas mitológicas, acompanhando o espírito revolucionário presente nas artes no início do século XIX, que buscava romper os padrões rígidos do classicismo – princípio que tinha como inspiração os clássicos gregos e romanos.
III. O desenvolvimento da técnica dos bailarinos e o avanço das produções de cenário e adereços caracterizaram os espetáculos do período clássico e, também, foram as causas de seu declínio.
IV. As condições de vida na Rússia, naquela época, eram bem distintas da França e da Itália, o que propiciou o desenvolvimento do ballet clássico como uma arte teatral, e não apenas como divertimento da nobreza.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
II e III
Explicação:
I As composições de Marius Petipa (1818-1910) apresentavam um divertissement (diversão/divertimento), que é uma parte do ballet desnecessária ao enredo, mas que tem a função de exibir as habilidades dos bailarinos; encerravam-se com uma grande festa apoteótica, na qual os heróis eram enaltecidos. Esses elementos foram a causa da exuberância das composições de Petipa, mas também contribuíram para o fim da era do ballet romântico, (classico) pag 119
IV As condições de vida na Rússia, naquela época, eram bem distintas da França e da Itália, o que propiciou o desenvolvimento do ballet clássico ( não tem essa palavra) como uma arte teatral, e não apenas como divertimento da nobreza. PAG 118
Resposta:
Resposta correta II e III
Explicação: