• Matéria: Sociologia
  • Autor: joarlla8
  • Perguntado 5 anos atrás

Defina a organização familiar no Brasil em meados do final do século XIX e início do século XX.

Respostas

respondido por: caticomim
5
A família sempre foi pensada na História do Brasil como a instituição que moldou os padrões da colonização e ditou as normas de conduta e de relações sociais desde o período colonial. No entanto, até a algumas décadas atrás ainda pouco conhecíamos sobre o perfil dessa família, predominando na literatura uma imagem vinculada ao modelo patriarcal extraído da obra de Gilberto Freyre, Casa Grande e Senzala (Freyre, 1987), escrita no início do século XX. E assim, para várias gerações de estudiosos, esse modelo funcionou como critério e medida de valor para entendermos a vida familiar brasileira ao longo do tempo.2

No entanto, pesquisas recentes tem tornado evidente que as famílias extensas do tipo patriarcal não foram as predominantes, sendo mais comuns aquelas com estruturas mais simples e menor número de integrantes. Isso significa que a descrição de Freyre (1987) para as áreas de lavoura canavieira do Nordeste, foi impropriamente utilizada e deve ser reelaborada nos estudos de família, a partir de critérios que levem em conta temporalidade, etnias, grupos sociais, contextos econômicos regionais, razão de sexo e movimento da população.

Dada a relevância dessa constatação para entendermos o perfil da família brasileira na atualidade é que julgamos necessário responder a algumas questões de modo a contextualizar melhor as análises relativas à nossa sociedade contemporânea, que vem apontando mudanças importantes na estrutura das famílias e dos domicílios, ou seja: Temos, realmente uma nova família no Brasil, neste momento? Que transformações ocorreram ao longo do tempo e que podem explicar esse panorama? De que modo alterações econômicas, mudanças na razão de sexo e maior participação feminina no mercado de trabalho ajudam a explicar melhor esse quadro? A partir de que parâmetros históricos podemos repensar a família do novo milênio?

Sem dúvida, a natureza e complexidade dessas perguntas exige uma volta ao passado, de modo a visualizarmos o que realmente ocorreu na sociedade brasileira, quanto ao processo de formação de famílias, desenvolvimento econômico e crescimento populacional. E esse é o desafio que pretendemos enfrentar nesse artigo, tomando como base os recenseamentos da população, manuscritos e impressos, nos últimos 150 anos.

Espero ter ajudado, não sei se tá certo mas enfim neh ✋

joarlla8: Obrigada
Perguntas similares