2. Pesquise Artigos de Opinião de seu interesse e escolha um deles para responder às questões abaixo. Essa pesquisa poderá ser feita em revistas, livros didáticos, jornal impresso de circulação local ou nacional - se tiver acesso à internet (blogs, sites e jornais on-line), escolha e responda às seguintes questões: Que é o autor do artigo e quando foi publicado? ________________________________________________________________ Qual é o título do artigo de opinião pesquisado? ________________________________________________________________ Qual seu suporte? _________________________________________________________________ Qual sua esfera circulação? _________________________________________________________________ Qual o tema discutido no texto? _________________________________________________________________ Há uso de conectivos no texto, quais (conjunções, pronomes)? ________________________________________________________________ Como o artigo de opinião é estruturado? ________________________________________________________________ Identifique os argumentos que defendem a tese? _______________________________________________________
Respostas
2-
a- O autor do artigo de opinião que escolhi se chama, SINPRO. O mesmo foi publicado no dia 11 de setembro de 2020.
b- O título desse artigo de opinião é " Ainda não é hora de retorno às aulas presenciais."
c- O suporte em que é apresentado o artigo de opinião que foi escolhido, é o meio eletrônico.
d- A esfera de circulação do artigo é a internet, pois o mesmo foi escrito em um site.
e- O tema discutido no artigo, é que estamos vivendo uma pandemia devido ao COVID-19 e a reabertura das escolas para aulas presenciais, não é a atitude mais inteligente a ser tomada no momento.
f- Vemos o uso de muitos conectivos de adição no artigo, como "além disso", "ademais", conectivos de causa como "por isso" também são vistos.
g- O artigo de opinião, está estruturado em introdução, argumentação do autor sobre o tema e a conclusão do mesmo.
h- No artigo vemos o uso de argumentos de defesa como "A pandemia se mantém em níveis altos no Brasil" e que é "necessário pensar no bem coletivo".