Respostas
Resposta:
O Neônio, também conhecido como Néon, é classificado como Gás Nobre, possui símbolo Ne, número atômico 10 ( 10 prótons e 10 elétrons ) e peso atômico 20,183u, sendo considerado o segundo gás nobre mais leve.
O Neônio tornou-se mais conhecido em virtude de uma propriedade bem interessante: ao ser atravessado por uma corrente elétrica sob baixas pressões, o gás emite uma luz brilhante de diferentes tonalidades.
Nas grandes cidades é comum vermos outdoors luminosos, usados para anúncios publicitários. E saiba que o elemento que permite todo o brilho destes objetos é o Neônio. São as conhecidas luzes de néon, e aliás, a nomenclatura para o gás deriva da palavra grega Néon, que significa novo.
Obtenção de Neônio: o gás está presente em pequena quantidade no ar atmosférico, para isolá-lo é preciso submeter o ar liquefeito a uma destilação fracionada.
Aplicações:
- Gás neônio encontra-se presente nas lâmpadas fluorescentes;
- A mistura de neônio e argônio dá origem à válvulas para raios-X.
- Os detectores de íons usados em laboratório contêm neônio.
- As pequenas lâmpadas de sinalização usadas em aparelhos elétricos e eletrônicos contêm gás Neônio em sua composição.
- O Neônio é usado na forma líquida nos sensores ultrassensíveis de infravermelho.
Não podemos deixar de mencionar uma importante aplicação comercial do neônio: como um líquido criogênico econômico, que é 40 vezes maior que a capacidade refrigerante do hélio por unidade de volume.
Explicação: