7. Em junho de 2018, foi vista, no Parque estadual de Itapuã, uma onça-parda (segundo maior felino da América do Sul). Esse evento não era observado há mais de 15 anos. Considere as afirmações abaixo, sobre a onça-parda.
I – A onça-parda é um carnívoro que pode ocupar o topo da cadeia alimentar nos ecossistemas.
II – A onça-parda, ao consumir preás no seu ambiente, será uma consumidora terciária na cadeia alimentar.
III- O crescimento populacional das onças-pardas deve-se ao dimorfismo sexual evidente nesses mamíferos.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II, e III.
Respostas
|- sim, ela pode ocupar o topo da cadeia visto que é um carnívoro.
||- preá é um herbívoro, logo é considerado consumidor secundário. se a onça se alimentar dele será, sim, consumidora terciária.
|||- sim,dimorfismo é sexual é quando o macho e a fêmea da mesma espécie são diferentes. por exemplo, a onca parda e onça preta são da mesma especie
Resposta:
Letra A
Explicação:
I- Só de ser um animal carnívoro e por conta de sua natureza como uma onça, pode-se deduzir que ela ocupa o topo. V
II-Préas são animais herbívoros semelhantes a um porquinho da índia, ou seja, se imaginarmos uma cadeia alimentar onde eu tenho um produtor (plantinha ou algo do tipo), a preá seria o consumidor 1, já que sua dieta é herbívora. Mas o enunciado da questão relata que onças-pardas se alimentam de preás, logo ela só pode ser o consumidor SECUNDÁRIO! F
III-Dimorfismo sexual não tem como "aumentar" o crescimento populacional, já que dimorfismo seria basicamente características diferentes, não interferindo no crescimento em si. O que poderia aumentar o crescimento seria a redução da caça desses animais, uma maior oferta de alimento pra eles, etc.