Para a elaboração dessa justificativa, considere:
I) A faixa etária das crianças da Educação Infantil
II) As contribuições que os jogos e brincadeiras trazem ao desenvolvimento infantil e para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem.
Respostas
Resposta:
O presente trabalho tem como intuito o estudo da Importância do Lúdico na Educação Infantil para aprendizagem dos alunos. Para isso foi realizada uma investigação sobre a importância do tem em questão como cita Knebel (2014, p.278) a atividade lúdica é a ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim a partir da problemática levantada foi delimitado o objetivo geral que teve como princípio refletir sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica, no processo de ensino aprendizagem do aluno da educação infantil. Para, tanto os objetivos específicos foram delimitados em realizar um estudo bibliográfico sobre a importância dos jogos e brincadeiras numa perspectiva lúdica, para a educação infantil; identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil e observar qual o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema e uma pesquisa de campo com o intuito de observar os jogos e brincadeiras na educação infantil bem como a mediação do professor através do lúdico que ensinam sem “cobranças”, o que torna a aprendizagem mais prazerosa.
Resposta:
I) A criança encontra nas brincadeiras uma atividade que orienta seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de contribuir para os aspectos do desenvolvimento físico-motor e moral.
Piaget descreve a possibilidade de interação entre as crianças e o meio, além de estabelecerem relações importantes com o grupo ao qual pertencem, o que impulsiona ao desenvolvimento de sua identidade. Além disso, destaca que por meio dos jogos são realizados intercâmbios afetivos com as outras crianças e com os adultos.
Cabe ainda destacar que Piaget, ao classificar os 4 estágios de desenvolvimento, considera que para as crianças da Educação Infantil que estão nas faixas de 0 a 4 anos, o primeiro período é considerado aquele no qual a criança aperfeiçoa seus esquemas de ação ao manipular os objetos, desenvolvendo da assimilação funcional e reprodutora. Já no segundo período, ocorre o desenvolvimento das funções simbólicas, dando início à interiorização dos esquemas de representação, que surgem com a manifestação da linguagem e da formação da imagem mental, conduzindo à construção do pensamento concreto.
II) Como apoio ao desenvolvimento de atividades educativas, ao participarem de brincadeiras e jogos, as crianças aprendem que há regras e essas possibilitam o desenvolvimento de novas habilidades que poderão ser aplicadas em outras atividades educativas.
Quanto ao desenvolvimento físico-motor, é nessa etapa do desenvolvimento que as crianças precisam de atividades para que exercitem o corpo, pois além de promover práticas contrárias ao sedentarismo, ainda promovem o autoconhecimento do corpo e das possibilidades de movimento.
Explicação: