Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se lhe obedece. E o que à contemplação apresenta-se como causa é regra na prática.
BACON, Francis. Novum Organum. Trad. José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Nova Cultural, 1966, p. 33.
Ao afirmar que a ciência coincide com o poder do homem, Francis Bacon insere na ciência moderna um enfoque
(A)
operativo, uma vez que possibilita que o ser humano, através da compreensão das regras da natureza e da aplicação de um método, possa vir a controlá-la.
(B)
analítico, uma vez que sugere a criação de uma linguagem de referência cuja exatidão resolverá as ambiguidades resultantes das diversas observações acerca da natureza.
(C)
contemplativo, uma vez que, para Bacon, o conhecimento deve ser resultado de um longo trabalho de investigação racional, distanciada da experiência sensível.
(D)
interventor, uma vez que possibilita ao indivíduo de ciência alterar os corpos presentes na natureza, no que diz respeito à sua qualidade e essência particular.
(E)
alquímico, uma vez que em sua argumentação, Francis Bacon resgata a necessidade de o ser humano compreender a ordem da natureza para, com isto, transformá-la substancialmente.
mariiadudaresende0:
conseguiu? to precisando
Respostas
respondido por:
15
A Alternativa B está correta.
Para Francis Bacon, o conhecimento é a maior forma de poder, e, partindo deste princípio, existem várias formas de poder.
O poder de persuadir, poder que pode ser utilizado como exemplo pelos políticos, que o usam para persuadir o povo sem cultura.
O poder do conhecimento específico, podemos dizer que o poder de conhecimento que você adquire com seu estudos, esse poder que é necessitado em avaliações cotidianas.
E deste modo, podemos concluir que, o conhecimento, tem influência sobre o dinheiro, que tem influência direta no poder.
respondido por:
2
Resposta:
b
Explicação:
.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás