as pessoas com deficiência visual conseguem ler em braile. Descreva como as informações desse tipo de leitura são captadas e interpretadas pelo organismo
Respostas
Como se sabe, o sistema de leitura-escrita Braille é formado por combinações de pontos sobre uma matriz de base 3 X 2 que, ao sobressair do papel, são captados pela pele dos dedos.
Em primeiro lugar, a leitura é feita com a ponta dos dedos indicadores de uma das mãos, em função do grau de habilidade de leitura. O dedo, ou os dedos, deslizam mediante um suave movimento de escovação por sobre as linhas de escrita, captando, mediante movimentos horizontais, sagitais e de pressão, as configurações de pontos que constituem as letras. Note-se que isto significa que sempre há um único dedo lendo informação nova em um dado momento, salvo no caso de indivíduos muito especializados que conseguem, excepcionalmente, ler algumas letras, simultaneamente, com ambas as mãos, no momento em que se salta de linha. Mais uma vez, percebemos que as características do tato, e a ação perceptiva realizada com este sistema sensorial, obrigam a uma forma de captação da informação que, por sua vez, afeta as operações cognitivas a serem realizadas no processo de leitura. Do que acabamos de dizer, depreende-se outras duas particularidades da leitura Braille. Por um lado, a leitura é feita letra a letra, tendo-se descoberto que o tempo de leitura de uma palavra é superior ao do reconhecimento de cada uma das letras que a compõem.
Resposta:
Explicação:
Receptores da pele captam informações táteis, que são transmitidas
ao encéfalo. Neste órgão, ocorre a interpretação dessas informações,
resultando na detecção da forma e textura do material tateado. Essas
informações são relacionadas ao sistema braille e o texto é lido.