1. Durante o governo de Mikhail Gorbachev, na URSS, foi lançado o programa chamado Perestroika. O que foi esse programa de governo?
a) Na área política, um programa que realizou a demissão de todos os funcionários públicos considerados ineficientes.
b) Um conjunto de medidas financeiras, com a finalidade de cobrar mais imposto dos produtores rurais, para financiar os gastos do governo, que eram cada vez mais elevados.
c) Um conjunto de medidas na área econômica, para modernizar e reestruturar as finanças do país, envolvendo corte de gastos e estímulo à produção.
d) Golpe político, que pôs fim ao processo eleitoral na URSS, deixando Mikhail Gorbachev no poder até sua morte.
2. Além da Perestroika, outro importante programa de governo implantado por Mikhail Gorbachev na URSS foi a Glasnost. O que foi a Glasnost?
a) Fechamento das fronteiras do país, para evitar a entrada de imigrantes estrangeiros capitalistas.
b) Programa de financiamento na área espacial, para viabilizar o projeto de levar o homem à Lua.
c) Conjunto de medidas para dar maior transparência política ao governo, com maior acesso à informação.
d) Um conjunto de medidas na área econômica, para modernizar e reestruturar as finanças do país, envolvendo corte de gastos e estímulo à produção.
Respostas
Resposta:
1)C
2)C
Explicação:
1 - É correta a alternativa C, tendo sido a Perestroika (palavra russa que podemos traduzir como "reconstrução") um projeto soviético de liberalização da economia, buscando recuperar a produtividade do país, que vinha caindo desde o final da década de 1970.
Com a Perestroika ficou permitido aos soviéticos abrir uma série de negócios particulares, que visavam lucro, que antes não podiam abrir, tendo se multiplicado o número de lojas no país. O projeto não conseguiu recuperar a economia nacional, que continuou em declínio e a União Soviética se dissipou no natal de 1991.
2 - É correta a alternativa C, sendo "Glasnost" uma palavra russa que podemos traduzir como "transparência", tendo sido também esta uma medida para "liberalizar" a política soviética.
Com a Glasnost ficaram permitidas novamente a organização de partidos e outras iniciativas políticas independentes do Partido Comunista Soviético, o que serviu para, por exemplo, fortalecer movimentos separatistas e antissoviéticos no país.