Leia o excerto a seguir sobre sistemas adesivos atuais e aplicações clínicas.
"(...) Os procedimentos adesivos implicam na aplicação de substâncias (ácidos, solventes, monômeros) que modificam a morfologia e fisiologia do esmalte e da dentina (CARVALHO et al., 2004). (...) Recentemente, novas técnicas de adesão têm sido sugeridas com o intuito de prolongar a longevidade das restaurações adesivas.(...) Adesão ao esmalte O esmalte é um substrato altamente mineralizado, constituído por 96% de mineral e 4% de substância orgânica e água. O conteúdo inorgânico do esmalte é composto principalmente de cristais de hidroxiapatita e a matéria orgânica forma uma fina rede que aparece entre os cristais (TEN CATE, R. 2001b). A adesão ao esmalte é conseguida através do condicionamento deste substrato com ácido fosfórico em concentrações que variam entre 30 a 37%, durante um tempo de aplicação de 15 a 30 segundos. Este procedimento aumenta as porosidades da superfície exposta mediante a desmineralização seletiva dos prismas de esmalte, criando microporosidades onde o sistema adesivo se infiltrará e será fotopolimerizado (TEN CATE, 2001b; NAGEM FILHO, et al., 2000; CARVALHO, 1998). (...) Adesão à dentina: A dentina é um tecido duro, elástico e avascular que envolve a câmara pulpar. É composta por aproximadamente 70% de material inorgânico, 20% de material orgânico e 10% de água, o que a caracteriza como um substrato heterogêneo (CECCHIN, et al.2008; HALLER, 2000; CARVALHO, 1998; PASHLEY, 1997), com alterações fisiológicas e patológicas que tornam o mecanismo de adesão mais complexo. Seu componente inorgânico consiste, principalmente, de cristais de hidroxiapatita e a fase orgânica é constituída pelas fibrilas de colágeno (TEN CATE, 2001a). Além disso, a dentina caracteriza-se pela presença de múltiplos túbulos dentinários, preenchidos pelo fluido dentinário, dispostos muito próximos e que se estendem desde a junção amelodentinária até a polpa, tornando-a um substrato naturalmente úmido.
A inclusão de sistemas adesivos à prática odontológica transformou a abordagem restauradora experimentada pela Dentística, e acatou a realização de procedimentos menos invasivos e com maior chance de conservação da estrutura dental. Neste contexto, sobre as ligações adesivas, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A adesão no esmalte envolve o procedimento que aumenta as porosidades da superfície exposta mediante a desmineralização seletiva dos prismas de esmalte, criando microporosidades onde o sistema adesivo se infiltrará e será fotopolimerizado.
b. Para se conseguir adesão ao esmalte não é necessário condicionar aplicação de substrato de ácido fosfórico para se obter uma desmineralização. Uma vez que o esmalte já possui um grande numero de porosidades da superfície exposta onde o sistema adesivo poderá se infiltrar sem muito esforço.
c. A adesão na dentina é influenciada por fatores como ausência de umidade com formulação de compostos de resinas não hidrofílicos e concentração pequena de tubulos dentinários.
d. O componente inorgânico "cristais de hidroxiapatita" consiste na existência apenas da composição da estrutural do esmalte.
e. Os procedimentos adesivos implicam na aplicação de substâncias (ácidos, solventes, monômeros) que modificam a morfologia e fisiologia do osso alveolar e do cemento.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
A adesão no esmalte envolve o procedimento que aumenta as porosidades da superfície exposta mediante a desmineralização seletiva dos prismas de esmalte, criando microporosidades onde o sistema adesivo se infiltrará e será fotopolimerizado. Correto
Explicação
correta
respondido por:
5
Resposta:
A adesão no esmalte envolve o procedimento que aumenta as porosidades da superfície exposta mediante a desmineralização seletiva dos prismas de esmalte, criando microporosidades onde o sistema adesivo se infiltrará e será fotopolimerizado.
Explicação:
Corrigido pelo Ava.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás