os rios afetados pelo vazamento de 4 milhões de litros de óleo cru no Paraná foram
urgência por favor
Respostas
Olá,
Paraná, seis meses depois
Seis meses depois do crime ambiental na baía de Guanabara, um acidente ainda mais grave marcou o estado do Paraná. Era um domingo, dia 16 de julho de 2000, quando, no início da tarde, um vazamento de proporções gigantescas derramava petróleo poluindo os rios Barigui e Iguaçu. Um total de quatro milhões de litros de petróleo cru contaminaram o meio ambiente. O acidente ocorreu quando o óleo cru era transferido do terminal marítimo de São Francisco do Sul para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.
O petróleo percorreu uma distância de, aproximadamente, 120 quilômetros da refinaria. O episódio caracterizou-se como o maior desastre ambiental do Paraná. A área atingida foi inicialmente de 300 mil metros quadrados. O óleo escorreu pelo Arroio Saldanha percorrendo 2,8 quilômetros até atingir os rios Barigui e Iguaçu, alçando a região próxima à cidade de São Mateus do Sul.
Nos dias posteriores à tragédia da Repar, o cenário era tenebroso. A mancha chegava a cobrir todo o leito dos rios em determinados pontos. A fauna e a flora local foram devastadas.