Por favor alguém me ajuda responder essa questão de português tô precisando muito dessa resposta, se alguém conseguir responder muito obrigado.
Verdade x Opinião
Nos gêneros argumentativos em geral, o autor sempre tem a intenção de convencer seus interlocutores. Para isso, precisa apresentar bons argumentos, que consistem em verdades e opiniões.
Consideram-se verdades tanto as afirmações universalmente aceitas (por exemplo, o fato de a Terra girar em torno do Sol, a poluição prejudicar o meio ambiente) quanto dados científicos em geral, como estatísticas, resultados de pesquisas sociais ou de laboratório, entre outras. Já as opiniões são fundamentadas em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são mais fáceis de contestar.
Os bons textos argumentativos geralmente fazem um uso equilibrado dos dois tipos de argumento.
(CEREJA, W. R., MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013)
1. Considerando o que foi dito acima, leia as duas afirmações abaixo e diga se elas são verdades ou opiniões.
a) “uma questão que estimula tristemente a diferença racial e social: as cotas de ingresso em universidades para estudantes negros e/ou saídos de escolas públicas” (Lya Luft)
b) “A ideia das cotas reforça dois conceitos nefastos: o de que negros são menos capazes, e por isso precisam desse empurrão, e o de que a escola pública é péssima e não tem salvação. É uma ideia esquisita, mal pensada, mal executada.” (Lya Luft)
Respostas
Resposta:
a) “uma questão que estimula tristemente a diferença racial e social: as cotas de ingresso em universidades para estudantes negros e/ou saídos de escolas públicas” (Lya Luft) OPINIÃO
b) “A ideia das cotas reforça dois conceitos nefastos: o de que negros são menos capazes, e por isso precisam desse empurrão, e o de que a escola pública é péssima e não tem salvação. É uma ideia esquisita, mal pensada, mal executada.” (Lya Luft) OPINIÃO
Explicação:
Explicação:
Leia o texto abaixo para responder à questão 2.
“No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantém seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente