Em uma tarde de um domingo, uma égua quarto de milha, 3 anos, dá a luz a um potro aparentemente saudável. Os funcionários da propriedade auxiliaram o animal a realizar a primeira mamada, ainda no campo e em seguida se afastaram da mãe e do filhote, deixando-os em um piquete separado dos demais animais. Cerca de 02 dias após o ocorrido, um médico veterinário é acionado para atender o potro. Ao examiná-lo ele nota desidratação, mucosas congestas, hipotermina (temperatura corporal abaixo da ideal), febre e prostração. Ao auscultar os pulmões ele identifica sons anormais e decide examinar a cavidade oral do animal, detectando a existência de uma alteração congênita, denominada fenda palatina, que nada mais é, que o fechamento incompleto do palato, permitindo comunicação entre a cavidade oral e a cavidade nasal.
Ao final da avaliação o profissional concluiu que provavelmente se tratava de um caso de pneumonia aspirativa, pois ele imaginou que:
Escolha uma:
a.
A fenda palatina permitiu a comunicação da cavidade oral com a cavidade nasal, fazendo com que o leite ingerido pelo potro, seguisse acidentalmente para o interior da laringe e consequentemente para os pulmões.
b.
A comunicação entre as duas cavidades, favoreceu a passagem do leite pelo divertículo da tuba auditiva, estrutura situada na faringe dos equinos. O leite mantido no interior do divertículo favoreceu a proliferação de bactérias.
c.
Não haveria relação entre a fenda palatina e a pneumonia, o que o fez pensar que por estar deitado, o animal poderia ter regurgitado e aspirado o conteúdo, fazendo com que este chegasse aos pulmões e causasse todo o problema.
d.
Os pulmões dos cavalos possuem um número maior de lobações que favorecem a ocorrência de pneumonias, além disso, o animal permaneceu sozinho com a mãe por um longo período e adquiriu patógenos dela.
e.
Se o animal era portador de uma doença congênita, provavelmente também poderia apresentar outras alterações anatômicas pulmonares, facilitando o mecanismo de aquisição de doenças, como a pneumonia aspirativa.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
A fenda palatina permitiu a comunicação da cavidade oral com a cavidade nasal, fazendo com que o leite ingerido pelo potro, seguisse acidentalmente para o interior da laringe e consequentemente para os pulmões. Correto
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás