Respostas
Resposta:
Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
Explicação:
Olá,
-Dengue-
Os primeiros casos de dengue no Brasil datam do século XIX, tendo ocorrido no Rio de Janeiro4, no Nordeste e Sul5 do país, com várias epidemias relatadas na época. Com a campanha brasileira de erradicação da febre amarela em 19036, houve a erradicação do mosquito do país, com ausência de surtos registrados entre 1923 e 19817. No entanto, esta erradicação não foi alcançada em outros países do continente americano, como por exemplo os Estados Unidos, Venezuela e vários países do Caribe, mantendo o país sobre permanente risco de reinfestação.
Com o ressurgimento do mosquito, novamente detectado em 1967, deu-se início a uma nova onda de epidemias começando em 1981 com oito casos em Roraima. Quatro anos mais tarde, o dengue assolou o Rio de Janeiro9, com mais de 95.000 casos notificados e a partir daí espalhou-se para as regiões Nordeste e Centro-Oeste10,11.
Em abril de 1990 um novo surto se inicia no Rio de Janeiro, e pela primeira vez é isolado o sorotipo 212. Nesse surto ocorreram mais de 300 casos de dengue hemorrágico, provavelmente relacionados a infecções sequenciais dos sorotipos 1 e 213-5. Desde então vem ocorrendo uma circulação simultânea dos dois sorotipos do vírus16.
Após 1980 foi identificado, na região Sudeste, o mosquito Aedes albopictus, conhecido vetor do dengue no Sudeste Asiático. Embora tenha se dispersado para vários estados da federação, não há, até o momento, nenhuma comprovação de epidemias de dengue transmitidas por este vetor.
-Hepatite-
Hepatite é a degeneração do fígado causada por fatores como infecções virais (do tipo A, B e C), consumo excessivo de álcool e uso contínuo de medicamentos com substâncias tóxicas para o corpo.
Enquanto os vírus atacam o fígado quando parasitam suas células, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas alcoólicas - uma vez no organismo, o álcool é transformado em ácidos nocivos às células hepáticas, levando à hepatite.