Compare o movimento pela independência das Treze Colônias com o das colônias hispano-americanas. Leve em conta o tipo de movimento, as ideias que inspiraram cada um, os objetivos dos nativos e seu consequente desfecho
Respostas
Resposta:
Nas colônias espanholas o processo de Independência foi promovido pelas elites locais, ajudadas por levantes populares e a contragosto da metrópole. No caso do Brasil o processo foi gerido pela elite ligada ao Império Português, com a exclusão das massas.
OU
Apesar da ocorrência de diversos movimentos que se rebelavam contra o governo da metrópole portuguesa, como por exemplo a Inconfidência Mineira, o processo de independência do Brasil se deu de forma pacífica, com uma série de acordos entre a elite brasileira e o governo de regência do príncipe Dom Pedro.
Estes acordos beneficiavam a elite, e a manutenção do regime monárquico da escravidão favoreceram o processo, e fizeram do príncipe regente o primeiro rei do Brasil independente
Na América Espanhola, o processo de independência se deu através de conflitos das colônias contra a metrópole, liderados pelos criollos, filhos de espanhóis nascidos nas colônias.
Havia um interesse político e econômico por parte dos criollos, visto que eram comerciantes que se prejudicavam nas transações comerciais devido ao controle exercido pela metrópole.
Durante o processo de emancipação dos vice-reinos, a Espanha reagiu militarmente. As batalhas pela independência tiveram a participação da população local de negros e índios.
Entre os anos de 1811 e 1821, os vice-reinos se emanciparam e deram orígem aos países da américa espanhola. Estes, ao contrário do Brasil, deixaram de ser monarquias e adotaram o modelo republicano, abolindo a mão de obra escrava.