03- No Brasil, a primeira corrida presidencial disputada de fato foi conduzida por Rui Barbosa por ocasião
das eleições presidenciais de 1910, em oposição à candidatura do marechal Hermes da Fonseca. Esse
episódio ficou conhecido por Campanha
Respostas
Resposta:
Campanha civilista é o nome pelo qual ficou conhecida a participação do baiano Rui Barbosa na corrida presidencial de 1910, contra o marechal Hermes da Fonseca.
A campanha civilista representou a primeira grande fissura na política do café-com-leite. Afinal, em 1910, ao contrário de boa parte das disputas que ocorreram durante a República Velha, Minas Gerais e São Paulo estiveram em lados opostos.
A desavença se formou, de um lado, por divergências na política mineira e, de outro, pela tentativa do Rio Grande do Sul de ocupar um lugar de destaque no cenário nacional, fugindo da divisão instituída pela política dos governadores. A morte do presidente Afonso Penna só aprofundaria a evolução de uma crise política que culminou no retorno dos militares ao poder.
As divergências em Minas
Afonso Pena abriu o debate em torno da sucessão presidencial ainda em 1908, dois anos antes do encerramento de seu mandato. O candidato preferido para substituí-lo - com o devido apoio da oligarquia paulista - era o então governador de Minas Gerais, João Pinheiro. Porém, a morte repentina do governador deu início à crise política que se aprofundaria em 1909.
Com o falecimento de João Pinheiro, Afonso Pena decidiu apoiar seu ministro da Fazenda, Davi Campista, para a disputa pela presidência. Campista, entretanto, ao contrário de Pinheiro, não era um nome de consenso entre os políticos mineiros, desfrutando de pouco prestígio junto às lideranças do estado.
Explicação:
Espero ter ajudado