• Matéria: Biologia
  • Autor: elismasso2015
  • Perguntado 9 anos atrás

definicao e classificacao de ossos

Respostas

respondido por: MariahHeuer
6
Definição: são órgãos esbranquiçados, que unidos por junturas ou articulações, constituem o esqueleto; é um tecido vivo, complexo e dinâmico. É formado por vários tecidos:
* ósseo
* cartilaginoso
* conjuntivo denso
* epitelial
* adiposo
* nervoso
* vários tecidos formadores de sangue.
Possuímos 206 ossos.

Classificação:
(básicos)
* Ossos longos: mais compridos do que largos, tem um corpo e duas extremidades. São um pouco encurvados, dando mais resistência. Tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.
Ex: fêmur
* Ossos Curtos: parecidos com um cubo com comprimento quase igual à largura. Compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.
Ex: ossos do carpo.
* Ossos laminares: finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto com camada de osso esponjoso entre elas. Garantem considerável proteção e geram áreas para inserção de músculos.
( intermediários)
* Alongados: ossos longos, achatados, sem canal lateral.
Ex: costelas
* Pneumáticos: ossos ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosas, apresentando pequeno peso em relação ao volume.
Ex: esfenóide.
* Irregulares: formas complexas, com quantidades variáveis de osso esponjoso e osso compacto.
Ex: vértebras.
* Sesamóides: presentes no interior de alguns tendões. Variam de tamanho e número, de pessoa para pessoa, medindo alguns milímetros, com exceção as suas patelas, grandes ossos, presentes em quase todos os seres humanos.
* Suturais: pequenos ossos dentro das articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia de pessoa para pessoa.

Perguntas similares