• Matéria: Português
  • Autor: vitornilsomcard
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o trecho a seguir do artigo de Bresser-Pereira (2009): "Para o neoliberalismo o Estado deveria se tornar "mínimo", e isso significava pelo menos quatro coisas: primeiro, que deixasse de se encarregar da produção de determinados bens básicos relacionados com a infraestrutura econômica; segundo, que desmontasse o Estado social, ou seja, todo o sistema de proteção social por meio do qual as sociedades modernas buscam corrigir a cegueira do mercado em relação à justiça social; terceiro, que deixasse de induzir o investimento produtivo e o desenvolvimento tecnológico e científico, ou seja, de liderar uma estratégia nacional de desenvolvimento; e, quarto, que deixasse de regular os mercados e principalmente os mercados financeiros porque seriam autorregulados." Fonte: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Assault on the State and on the market: Neoliberalism and economic theory. Estud. av., São Paulo, v. 23, n. 66, p. 7-23, 2009 . Nessa perperctiva, assinale, abaixo, a única alternativa que está de acordo com a proposta de um "Estado Neoliberal" no contexto atual brasileiro:

(A) Aumento do poder do Estado, com o objetivo de interferir no mercado e aumentar o poder de produção das empresas privadas e seu lucro.


(B) Defesa da estatização de empresas que sejam fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, principalmente, as ligadas à Educação e Saúde.


(C) Incentivar o surgimento e estabelecimento de Organizações Não-Governamentais com pautas sociais e empodera-las nas tomadas de decisões.


(d)Interferência mínima nas atividades econômicas da iniciativa privada, ligado à crença no mercado e em sua capacidade de autorregulação.


(E) Enfatizar a necessidade de se defender o princípio constitucional da equidade, para diminuição das desigualdes sociais e promoção da justiça social.

Respostas

respondido por: ketlhynm
17

Resposta:

Letra D: Interferência mínima nas atividades econômicas da iniciativa privada, ligado à crença no mercado e em sua capacidade de autorregulação.

Explicação:

"O Estado e o mercado são instituições complementares. O Estado é a instituição principal que coordena as sociedades modernas; é o sistema constitucional e a organização que o garante; é o principal instrumento por meio do qual as sociedades democráticas estão moldando o capitalismo de modo a alcançar seus próprios objetivos políticos." (Bresser-Pereira, 2009)

respondido por: GiovanniFS
3

Resposta:

Interferência mínima nas atividades econômicas da iniciativa privada, ligado à crença no mercado e em sua capacidade de autorregulação.

Explicação:

"O Estado e o mercado são instituições complementares. O Estado é a instituição principal quecoordena as sociedades modernas; é o sistema constitucional e a organização que o garante; é o principal instrumento por meio do qual as sociedades democráticas estão moldando o capitalismo de modo a alcançar seus próprios objetivos políticos." (Bresser-Pereira, 2009

Perguntas similares