1 Muitas mulheres ainda sofrem violência no Brasil? Justifique:
2 _as mulheres em situações de vulnerabilidade social estão mais suscetíveis a sofrerem violência doméstica? Por quê?
3_Os xingamentos, opressões e chantagens psicológicas também são formas de violência? Como isso pode afetar a vida da mulher e dos seus filhos?
Respostas
Resposta:
1- Muitas mulheres ainda sofrem violência no Brasil? Justifique:
O Brasil apresenta altos índices de violências contra as mulheres. Em 2017 foram registrados 4.473 homicídios dolosos de mulheres (um aumento de 6,5% em relação a 2016). Muitas violências que ocorrem nos lares sequer são notificadas. Segundo o 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, o número de estupros no Brasil cresceu 8,4% de 2016 a 2017, passando de 54.968 para 60.018 casos registrados. Isso significa que ocorreram cerca de seis estupros de uma mulher brasileira a cada dia.
2- As mulheres em situações de vulnerabilidade social estão mais suscetíveis a sofrerem violência doméstica? Por Quê?
As mulheres mais pobres, e especialmente as mulheres negras têm muitos dos seus direitos desrespeitados, sofrem discriminações e não desfrutam das mesmas oportunidades de escolarização, emprego, acesso a serviços, acumulando isolamento social e falta de apoio. Podem assim se tornar mais dependentes de um companheiro violento. Por outro lado, as pressões e o estresse emocional, por não ter como sustentar os filhos, o uso de álcool e outras drogas também são fatores que aumentam a predisposição para sofrerem violências. De acordo com o Atlas da Violência, publicado em 2018, 4.645 mulheres foram assassinadas no país em 2016. Isso significa uma taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras. Todavia, há uma diferença de 71% entre a taxa de homicídios das mulheres negras e as não-negras.
3- Os xingamentos, opressões e chantagens psicológicas também são formas de violência? Como isso pode afetar a vida da mulher e dos seus filhos?
Os xingamentos, humilhações e chantagens são formas de violência psicológica e práticas muito comuns. Podem abalar a saúde emocional das mulheres e levar à depressão, ideação de suicídios e baixa autoestima. As pesquisas mostram que os filhos também são afetados quando vivem em famílias que vivenciam a violência conjugal. Essas crianças podem também apresentar os mesmos problemas, além de baixo rendimento escolar e comportamento agressivo.
Explicação:
Espero ter ajudado!
15!