Respostas
Resposta:
A capoeira é uma arte marcial originada no século XVII. Embora tenha surgido na África, o jogo foi trazido para o Brasil por escravos e recebeu o nome em terras tupiniquins. Ao contrário das outras lutas, ela é considerada uma expressão cultural. Além dos golpes e movimentos ágeis, a música também está presente e é considerada essencial na prática do esporte. Os capoeiristas não aprendem somente a lutar, mas também a cantar e tocar instrumentos como o berimbau, típico desta manifestação cultural.
Em todo o país, é possível encontrar as famosas “rodas de capoeira”. Em Gravatá, no agreste de Pernambuco, um grupo existe há mais de 20 anos para divulgar e perpetuar esta cultura secular. O nome veio da origem do esporte: N'golo. Assim era denominada uma cerimônia que comemorava a iniciação dos jovens na vida adulta. O idealizador, Aílton Vieira, é apaixonado pela capoeira e vê uma importância grande na prática dela.
- O objetivo de existir um grupo aqui é estimular a prática do esporte, tanto para jovens que estão iniciando quanto para os adultos que não tinham espaço na região. É gratificante vermos os resultados aparecendo. As crianças aprendem a ter mais disciplina e melhoram até na escola.
Resumo:
A existência da escravidão no Brasil durante quase quatrocentos anos, além de ter constituído a base da economia material da sociedade brasileira, influenciou também sua formação cultural.
A miscigenação entre africanos, indígenas e europeus é a base da formação populacional do Brasil. Dessa forma, a matriz africana da sociedade tem uma influência cultural que vai além do vocabulário.
Espero ter ajudado