Leia o texto a seguir.
"O monarca [...] não [era] um soberano colocado acima dos seus súditos. Seus recursos econômicos provinham exclusivamente dos seus domínios pessoais enquanto senhor, enquanto aos seus vassalos pedia contribuições de natureza essencialmente militar. [...] ele só poderia ser o senhor de suas propriedades, sendo, fora delas, uma simples figura decorativa." (Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao feudalismo. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2007. p. 147.)
A partir da leitura do texto, caracterize a organização administrativa do Império Carolíngio e aponte por que esta foi posteriormente considerada frágil do ponto de vista da centralização do poder. (04 escores)
Respostas
respondido por:
1
Resposta:A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador.
Explicação: Com a morte de Carlos Magno, em 813, o poder passou para seu filho Luís, o Piedoso, que governou até 840. ... A morte de Luís significou o fim da unidade imperial. Seus três filhos repartiram o Império no Tratado de Verdun (843).
crunchyroll:
Espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás