2-
Apesar do slackline ser uma modalidade esportiva, existem variações dentro de sua prática. Geral-
mente é praticado em três versões clássicas, Trickline, Highline, Waterline mas também existem outras
modalidades como: Longline Yogaline (SILVA, 2012, apud, PEREIRA, 2013)
Preencha o quadro abaixo com as principais características de cada modalidade do slackline.
Modalidade
Local praticado
Objetivo
Altura e extensão média em que
é colocado fita nesta modalidade
Waterline
Highline
Trickline
Longline
Yogaline
Respostas
Resposta:O que é Slackline?
O Slackline é uma atividade física executada em uma fita estreita e flexível de nylon ou de poliéster, presa em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos em cima dela, esses movimentos podem ser estáticos ou dinâmicos.
É um esporte considerado completo pois ele alia a resistência física, a consciência corporal e a concentração. Além disso, sua prática contribui para aperfeiçoamento de outros esportes como a corrida, a escalada, o skate e o surf.
O Slackline teve origem na década de 1980 nos EUA nos campos de escalada do Vale de Yosemite, as pessoas que realizavam escaladas estavam acampadas. Surgiu então, a ideia de esticar uma fita de seus equipamentos de escalar e treinavam tentando equilibrar sobre elas, o que era para aperfeiçoar uma modalidade esportiva tronou-se um esporte mundial.
O Slackline é conhecido também como corda bamba e o seu significado é linha folgada e por muitas vezes é comparado ao cabo de aço por artistas circenses.
Esse esporte ficou inexplorável durante muito tempo aqui no Brasil e sua tendência ganhou forças em 2010 nas praias brasileiras com surgimento de centros de treinamento e aprendizado de Slackline.
Slackline
O Slackline é por onde se inicia este esporte, ou seja, se você nunca praticou Slackline vai começar pelo básico e o básico é essa modalidade. O objetivo é atravessar a fita ou ficar parado se equilibrando nela o tempo que for necessário sem cair.
Longline
É uma das modalidades pioneiras do esporte e consiste em aumentar a distância do percurso e assim aumenta também o grau de dificuldade, já que a fita da modalidade slackline é bem menor.
Quanto maior a distância maior instabilidade e maior a força corporal para se preservar o equilíbrio. Diferentes de algumas modalidades, o longline não tem competição, ou seja, você é o seu próprio adversário. Portanto, a disputa é aprender a superar os próprios limites e conseguir atravessar a mais longa fita.
O longline diferentemente do trickline manuseia uma fita de 25 mm. Este tipo de fita auxilia no longline pelo fato de que não sofre tanta mudança externa, por exemplo, o vento e pelo fato de que se move apenas lateralmente já que por ser fina a variação em seu próprio eixo é quase que indiferente comparada a de 50 mm. Por ser mais complexa para os iniciantes, essa modalidade é praticada por Slackliners mais experientes.
Highline
É a modalidade mais radical e desafiadora do slackline. Com o significado de linha alta, o esporte é praticado nas alturas. O maior desafio é enfrentar o medo. Os principais locais de prática do esporte cheio de adrenalina são nas montanhas, nos prédios e em pontes. Para ser considerado highline, a altura é de no mínimo 6 metros.
Por ser um esporte de risco exige-se uma segurança maior, como por exemplo, uma corda de apoio que passa por baixo da fita tencionada como cautela em caso de rompimento da fita principal, um boldrié ligado à corda reserva e a fita com uma corda de pelo menos 80 cm e é muito usado pelos atletas caso ocorra uma queda, o atleta possa ser assegurado.
O Highline possui uma modalidade ou vertente bem desafiadora e perigosa chamada de freesolo, ou seja, a prática de highline é realizada sem nenhum equipamento de segurança, por isso, o praticante tem que ser um atleta muito experiente e ter domínio sobre a fita, tanto fisicamente como mentalmente. Será que vale a pena o risco?
Waterline
Nesta modalidade usa-se tanto a fita de 25 mm quanto a de 50 mm, sobre a água, ou seja, o medo de queda já diminui bastante já que temos a água como amortecedor de queda. Essa modalidade também é uma das mais antigas, o que a diferencia das outras é que não é só ter o domínio da fita e das manobras, cair também faz parte do pacote de diversão, e por ter a água como suporte você pode tentar movimentos inusitados sem medo de se machucar.
Trickline
Essa modalidade foi criada recentemente se comparadas às demais e, no entanto é a mais popular de todas. E sabe por que é tão popular?
Porque é a única que tem competição e, portanto atraí um público maior. Ela também possui um sistema de armação menos complicado em relação às demais.
Essa modalidade possui sua própria federação a WsFed que organiza os campeonatos oficiais. Na Trickline a fita utilizada é de 50 mm e catraca como sistema para produzir tensão contribuindo para manobras e movimentos diversificados, uma vez que acaba machucando menos, além de que a catraca produz mais tensão e menos esforço do que outros sistemas. Porém este tipo de fita é mais complicado em relação à de 25 mm, pois o movimento ocorre lateralmente movendo se no mesmo eixo o que ocasiona instabilidade.
Yogaline
Como o nome sugere, essa modalidade tem como finalidade fazer movimentos de Yoga na fita, exigindo mais concentração para todos os movimentos. Os praticantes trabalham bem as pernas e a mente.
ESPERO TER AJUDADO
!!MARCA COMO MELHOR RESPOSTA PFV!!!
Resposta:
Modalidade: Waterline
Local Praticado: Sobre a água.
Objetivo: O objetivo do Waterline não é atravessar a fita, é se jogar na água.
Altura e extensão média em que é colocado fita nesta modalidade: Fita de 25mn ou 50mn.
Modalidade: Highline
Local Praticado: Montanhas ou lugares altos.
Objetivo: O objetivo do Highline é se equilibrar na fita que está há metros do chão.
Altura e extensão média em que é colocado fita nesta modalidade: Muito Alto.
Modalidade: Trickline
Local praticado: Geralmente, é executado a partir de 60cm do chão, o trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.
Objetivo: O objetivo é realizar manobras com saltos e equilíbrio.
Altura e extensão média em que é colocado fita nesta modalidade: No mínimo 50 cm.
Modalidade: Longline
Local praticado: Alguns metros do chão. A fita deve ficar presa em alguma coisa fixa no chão como uma árvore ou poste e, de preferência, a prática deve ser realizada acima de locais macios como grama ou areia. Isso evita que as pessoas se machuquem ao se desequilibrarem e cair.
Objetivo: Bastante concentração e equilíbrio.
Altura e extensão média em que é colocado fita nesta modalidade: Depende do comprimento da Fita.
Modalidade: Yogaline
Local praticado: Os locais mais comuns de prática são praias, parques e praças.
Objetivo: Maior concentração e equilíbrio.
Altura e extensão média em que é colocado fita nesta modalidade: Fita no mínimo 1,30 m.
Explicação: