Respostas
Resposta:
Dica 1
Quando for trocar lâmpadas, instalar ou dar manutenção em chuveiros e outros equipamentos ligados permanentemente à rede elétrica, é necessário desligar a chave da energia na caixa de distribuição.
Dica 2
O uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e extensões em geral é muito perigoso. Esse hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves devido ao super aquecimento de componentes que culminam em curtos-circuitos e até incêndios. Quer utilizar vários aparelhos ao mesmo tempo? Recomendamos o uso do Clamper Multi Energia, que é dotado de 8 tomadas e os devidos certificados de segurança. Com ele você garante proteção e vida longa para os equipamentos.
—
—
Dica 3
Não use jamais aparelhos elétricos durante o banho. Logo após sair do chuveiro também é um momento perigoso para se usar secadores, barbeadores elétricos e pranchas alisadoras. A água é um excelente condutor de corrente elétrica, sendo assim, o seu corpo molhado também conduzirá energia e pode causar graves acidentes.
Dica 4
Crianças são curiosas e muito ativas. Existem tampas (normalmente feitas de material plástico) para impedir que os pequenos introduzam seus próprios dedos e utensílios metálicos nas tomadas. Valem a pena pela prevenção.
—

—
Outros perigos para as crianças são fios soltos ou desencapados, fios sem a devida proteção de canaletas e aparelhos elétricos abertos ou em funcionamento sem adultos por perto. Todo o cuidado com crianças é pouco!
Dica 5
Um erro comum é a confusão entre tomadas de 110v ou 220v, principalmente em hotéis e viagens, quando não se tem certeza de que tipo de rede elétrica existe no local. Procure sempre ter certeza da voltagem da rede elétrica e prefira aparelhos bivolt, que funcionam tanto em 110v quanto em 220v. Saiba mais como funciona essas diferentes tensões aqui.
Dica 6
Ao comprar ou alugar uma nova casa ou apartamento, é bom verificar a voltagem e as condições gerais das instalações elétricas. De qualquer forma, uma vistoria anual é mais do que necessária para a manutenção preventiva da rede elétrica na residência. Isso evita acidentes e prejuízos materiais, além de muito transtorno e dor de cabeça para locatários e proprietários.
Desligue a chave de energia ao fazer pequenos reparos
Embora pensem que não, atividades rotineiras e simples como trocar lâmpadas ou realizar pequenas manutenções na instalação elétrica também demandam cuidado. Dessa forma, antes de fazer qualquer reparo que envolva eletricidade, desligue a chave de energia ou o disjuntor do local.
Verifique a voltagem da instalação e dos equipamentos para impedir acidentes elétricos
Essa é uma dica importante pois previne acidentes elétricos que podem danificar os seus aparelhos eletrônicos. No Brasil, por exemplo, temos regiões em que a voltagem é de 110V, mas em outras cidades, é de 220V.
os dispositivos que não são compatíveis podem estragar totalmente. Aliás, essa é uma dica que vale para viagem para o exterior também. Sendo assim, leve sempre um adaptador.
Não deixe fios e cabos desprotegidos
Fios desencapados ou partidos também podem resultar em acidentes elétricos, pois o contato com esses objetos aumenta o risco de choques elétricos. Como dito antes, uma boa solução para esse tipo de situação é investir prensa-cabos para instalação elétrica, eles protegem fios e cabos e evitam danos causados por fatores externos.
Não sobrecarregue as tomadas
A sobrecarga de tomadas é a principal causa de incêndios que começam com curto-circuitos. Portanto, é fundamental saber que nem toda instalação elétrica é feita para suportar inúmeros eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo. Caso precise ligar muitos objetos na mesma tomada, dê preferência para as em formato de régua, e não as em “T”.
Desligue o chuveiro antes de mudar a temperatura
Esse é um erro mais comum do que deveria. Caso possua um chuveiro elétrico, jamais ajuste a temperatura da água com o chuveiro ligado – isso só é possível se tiver certeza que é um modelo de ducha inteligente. Além de ter chance de receber um choque, a resistência pode ser danificada ou o chuveiro ser queimado.