QUESTÃO 1
Considere a seguinte situação:
Você é professor da disciplina de Produção Textual em uma turma do 1º ano do Ensino Médio. No momento atual, você já ministrou algumas aulas teóricas sobre o gênero relato e também propôs a realização desse gênero discursivo, porém ao começar o processo de correção das produções textuais, percebeu que muitos alunos produziram narrativas. Frente a essa situação, você resolve fazer uma intervenção para demonstrar as diferenças que se materializam entre a tipologia narrativa e o gênero relato, utilizando-se dos textos “Tragédia brasileira” e “Ignorância fere, violência marca!”. Assim, utilizando os dois exemplos apontados, elabore um texto, de 10 a 15 linhas, demonstrando as diferenças que se materializam entre a tipologia narrativa e o gênero relato.
Tragédia brasileira
Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade.
Conheceu Maria Elvira na Lapa, prostituta com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...
Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontra-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.
BANDEIRA, Manuel. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2020.
Ignorância fere, violência marca!
Se por um lado o medo que tive do meu pai impediu-me de namorar e manter uma vida social durante a adolescência, por outro, fez que eu criasse forças para afrontá-lo e realizar coisas das quais tinha vontade, como dar uma festa em minha casa e convidar todos, inclusive aqueles com os quais eu não conversava, a fim de criar novos amigos.
Durante as férias escolares de 2000, surgiu a chance que precisava, meus pais viajaram e eu fiquei sozinha, enviei os e-mails, chamando todos da minha turma, a festa ocorreu na sexta, dia que jamais esquecerei. Houve um imprevisto na viagem e meus pais retornaram antes da data, fiquei paralisada quando os vi entrar, quis que o mundo se abrisse diante dos meus pés. Foi o pior dia da minha vida, meu pai me espancou na frente de todas aquelas pessoas que olharam, sem saber o porquê de tanta violência.
Porém o pior estava por vir, não satisfeito em me bater, ele não me deixou dormir em casa, tive que ir para minha avó à pé, onde ouvi mais gritos e reclamações. Para eles, aquele dia não passou de uma lição, mas para mim foi bem mais que isso, foi o momento de dizer adeus às bonecas e à infância e conhecer a violência que se esconde por trás dos rostos humanos.
SOUZA. Gelson Martins. Tipologia e gêneros textuais: teoria e prática. Editora Almeida. 2016.
Respostas
Resposta:abaixo
Explicação:
Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.
Os elementos que compõem uma narração são:
• Personagens - quem vive a história. Os personagens podem ser reais ou imaginários
• Enredo - o que é e como as coisas aconteceram. Os fatos também podem ser reais ou imaginários.
• Espaço/ Tempo – onde e quando se passam as ações.
O texto narrativo possui desenvolvimento, clímax e desfecho. Geralmente, o tempo verbal que predomina nesse tipo de texto é o passado. São classificados como textos narrativos: romances, contos, fábulas, depoimentos, relatos, crônicas, novelas, piadas.
O relato também pode ser utilizado como maneira de exemplificar ou argumentar, o que ocorre geralmente dentro da notícia. Sendo assim, o relato pode estar integrado também a outros gêneros.
As características desse gênero são:
Narrar de forma breve um fato específico vivido por uma pessoa e suas consequências, reflexões;
Apresentar elementos básicos da narrativa tais como: sequência de fatos, pessoas, tempo, espaço.
Esta é uma questão de produção criativa. Por esse motivo, não existe uma resposta que seja padrão. Assim, cada aluno deve elaborar o seu próprio texto. Apesar disso, indicarei, abaixo, alguns pontos que podem te inspirar a elaborar o seu próprio texto.
- O gênero relato, de forma geral, tem uma relação maior com a realidade. Por fazer parte da vida de quem está narrando, faz parte do modo de organização de discurso narrativo. Assim, também há verbos no passado e presença de narrador e personagens.
- A tipologia narrativa envolve diferentes gêneros, como o relato. Apesar disso, envolve outros mais ligados à ficção, como fábulas e contos de fada.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29934467
BONS ESTUDOS!