8. forme novas palavras usando "isar" ou "izar,".
anarquia
canal
revisão
desculpem pela burrice, esses são os únicos que eu tenho dúvida
Respostas
Resposta:
–IZAR
As terminações –isar e –izar estão relacionadas a regras específicas. Se a palavra primitiva for escrita com s, a derivada também será grafada da mesma forma, c
Como sabemos, existem os substantivos primitivos, que são aqueles que não se originam de nenhuma palavra existente na Língua Portuguesa; e os derivados, que como o próprio nome já nos revela, derivam, originam-se de outras palavras que já existem. Dessa forma, vamos analisar alguns exemplos?
A palavra “pesquisa” representa um substantivo. A partir dela podemos formar outras palavras, como por exemplo, a palavra “pesquisar”. Mas será que ela também recebe a mesma classificação?
Pesquisar representa uma ação e, como sabemos, uma das características dos verbos é justamente representar esses aspectos. Sendo assim, estamos diante de um verbo, cuja terminação é expressa por “–ar”, pertencente à 1ª conjugações
A justificativa para este fato é que a palavra primitiva contém “s”, razão pela qual as palavras que dela derivarem também serão escritas da mesma forma. Vamos, então, conhecer outros exemplos:
A resposta parece simples a partir do momento em que constatamos que os verbos terminados em –isar são formados por palavras cujo radical termina em “s”. Logo, “ar” não representa um sufixo, mas sim a terminação verbal referente à primeira conjugação, uma vez agregada a este radical. São exemplos desta ocorrência:
izar:
liso = alisar
aviso = avisar
pesquisa = pesquisar
Piso = pisar
Izar:
simbolismo/simbólico/ simbolista = simbolizar
captalismo/capitalista = captalizar
Socialismo/socialista = socializar
evangelismo/evangélico/evangelista = evangelizar