• Matéria: Português
  • Autor: biadias9408
  • Perguntado 5 anos atrás

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. É biólogo, jornalista, membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de trinta livros , entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários e, em 2013, foi vencedor do prêmio Camões, o mais prestigioso da língua portuguesa. (Retirado da orelha do livro Contos do nascer da Terra.)

Há duas histórias neste conto, uma sendo um “espelho fantástico da história” que a personagem inventou para a filha.

Explique por que a menina diz ao pai que ela acabou a história dele.


pedrinho552233: 1º segmento: do 1º ao 6ª (ou 7º) parágrafo. Possibilidade de título: "A menina que não falava e a aflição do pai."
2º segmento: do 7º (ou 8º) ao 11ª (ou 12º) parágrafo. Possibilidade de título: "Visita ao mar."
3º segmento: do 12º (ou 13º) ao 16ª parágrafo. Possibilidade de título: "História da menina que queria a lua."
4º segmento: do 17º ao 23º parágrafo. Possibilidade de título: "Retorno a casa (o fechamento da ferida)."
pedrinho552233: resposta plurall
pedrinho552233: o calma
pedrinho552233: errei

Respostas

respondido por: pedrinho552233
5

Resposta:ESSA É A CERTA

Na correção conduza a discussão para levar a uma interpretação do significado alegórico do conto. O pai perdeu-se na história que inventou e não conseguiu terminá-la. Mas na realidade vivida pelas personagens, houve uma continuação, como se a ficção invadisse a vida real. A ferida que se abriu no mar pode ser interpretada como o sofrimento causado pela falta de linguagem da menina, curado, portanto, pela representação da vida na ficção. Comentar que uma das funções da literatura é essa representação que nos ajuda a solucionar nossas dores e angústias.

Explicação:

Perguntas similares