Respostas
Resposta:
Não.
Explicação:
A água oxigenada ou peróxido de hidrogênio tem a fórmula H2O2 e a água é H2O são parecidos mas não é a mesma coisa.
É um conhecido oxidante, em organismos aeróbios pode ser formado naturalmente durante o metabolismo oxidativo obrigatórios ou facultativos
Trata-se de um líquido viscoso, é incolor à temperatura do ambiente e apresenta característico sabor amargo.
Quantidades pequenas de peróxido de hidrogénio gasoso ocorrem naturalmente no ar.
O peróxido de hidrogénio é instável e, quando perturbado, rapidamente se decompõe (através da enzima catalase, presente em nosso corpo), de H2O2, em água (H2O) e oxigênio (O2) com liberação de calor.
Deste modo, quando ele é transformado em água e oxigénio pela catalase, acaba por matar bactérias e vírus anaeróbicos (que não sobrevivem à presença de oxigénio), pois libera oxigénio puro, tendo a função de desinfectante oxidante.
Embora não seja inflamável, é poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contato com matéria orgânica, alguns metais como o cobre ou algumas ligas metálicas como o bronze.
O peróxido de hidrogénio atua ainda em diversos mecanismos de degradação de aminoácidos (em associação com amino-oxidases), por conta de seu poder oxidante elevado.
Tal composto ainda pode atuar na fotossíntese (ciclo do glioxilato), e na síntese de glicose a partir de fontes que não contenham carboidratos (gliconeogénese).