Respostas
Explicação:
Os Filósofos do Iluminismo e a origem da Revolução Francesa
O Iluminismo mudou a cultura da Europa Ocidental no século XVIII. O pensamento está na raiz da Revolução Francesa, do lema Igualdade, Liberdade, e Fraternidade. Confira.
Os iluministas criaram um movimento intelectual ocorrido entre o século XVII e XVIII, cujo pensamento consistia em dar maior credibilidade e ênfase à racionalidade humana.
Um dos principais Filósofos do Iluminismo, e com um pensamento que atravessou os séculos, foi o suíço Jean-Jacques Rousseuau.
Os principais filósofos do Iluminismo:
Montesquieu (Charles Louis de Secondat) – fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”.
Voltaire (François-Marie Arouet) – Critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das ideias iluministas.
Denis Diderot – Dedicou parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição.
Jean de la Rond D’Alembert – Escreveu e ajudou na organização da enciclopédia.
Jean-Jacques Rousseau – Redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia. Muitas vezes com abordagens contrárias as dos seus colegas iluministas, o que lhe rendeu a fama de briguento. Sua principal obra foi “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”.
John Locke – Pensador inglês, que trabalhou as questões do Contrato Social. Ele tinha como premissa que a mente do ser humano era uma “tábula rasa” a ser moldada pela cultura.
Adam Smith – Filósofo Inglês, e que trabalhou também as questões da economia moderna, baseadas na liberdade de empreender. Para ele, a riqueza das nações era decorrente do esforço de empreender, e não de monopólios. Defendeu o fim da política mercantilista.