A deposição do presidente João Goulart, eleito democraticamente foi golpe ou revolução? Justifique
Respostas
Resposta: A deposição do presidente João Goulart, eleito democraticamente foi um golpe. Houve uma articulação política cujos participantes eram membros da elite, que queriam implantar um regime ditatorial no Brasil, com a justificativa de que essa seria a melhor forma de defender a nação da suposta ameaça do comunismo.
Explicação:
Golpe - movimento de elite que busca depor governantes e/ou proclamar novos regimes de governo, sem a participação popular.
Revolução - movimento popular que busca mudar determinada situação em âmbito nacional, com a participação popular e das camadas médias, podendo haver participação da elite.
A questão é controversa entre os historiadores. Alguns afirmam que não, que João Goulart simplesmente sucumbiu à pressão política e popular e abandonou o governo, fugindo e posteriormente se exilando no Uruguai. Outros, por sua vez, afirmam que de fato se tratou de um golpe, mais especificamente um golpe militar, que deu origem ao regime militar, o qual vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, e que a direita política considera não como uma revolução, mas sim como uma contrarrevolução, que seria supostamente uma resposta patriótica contra a perigosa aproximação ideológica de Jango com o comunismo soviético ameaçador. Nota-se, porém, que a questão é constantemente envolvida por vieses ideológicos, mesmo entre os próprios acadêmicos. A ala acadêmica enviesada com a direita política defende a primeira versão, de que Jango sucumbiu às pressões e fugiu, ao passo que a ala acadêmica enviesada com a esquerda política defende que Jango foi deposto por um golpe militar, inclusive patrocinado pelos Estados Unidos por meio da Operação Condor