Quais as vantagens e as desvantagens para um país africano em ter um grande continente de jovens em sua população?
Respostas
respondido por:
4
Com 1,2 bilhão de habitantes, o continente africano experimenta desafios para crescer de forma sustentável. Em 50 anos, de 1960 até 2010, a urbanização na África saltou de 15% para perto de 50% atualmente, segundo a ONU Habitat. Neste caminho, há certas características que são semelhantes às transições demográficas do passado, mas há outras que têm aspectos únicos e são essas particularidades que precisam ser respeitadas e usadas a favor da África. Para conversar sobre o tema, o Por dentro da África entrevistou Carlos Lopes, economista especializado em desenvolvimento, ex-secretário-executivo da Comissão Econômica para a África da ONU e representante da Comissão da União Africana. “A urbanização, no caso da África, tem uma aceleração que dificilmente será experimentada em outros lugares do mundo. Essa aceleração acontece sem que haja uma capacidade de absorção e criação da correspondente infraestrutura urbana e características de distribuição espacial que é feita de maneira completamente diferente de outras urbanizações. Hoje, é uma espécie de continuidade entre o rural e o urbano, onde muita gente vive próxima das estruturas centrais, mas está desconectada dessas estruturas”, disse Lopes, lembrando que algo vantajoso para a transição demográfica africana é a alta taxa de fecundidade (4,7 para a África Subsaariana em 2017, segundo o Banco Mundial) quando comparada ao resto do mundo. Fala-se muito de dividendo demográfico (quando há uma população relativamente grande de adultos em idade de trabalhar em relação à população fora da chamada idade ativa) baseado na experiência de as economias se modernizarem, obterem mais capacidades e investirem em capital humano. No momento em que há muitos jovens (África deverá concentrar, em 2.100, quase metade da população jovem mundial), o economista da Guiné-Bissau acredita que é preciso aproveitar esse capital humano para, depois, melhorar a condição de vida do conjunto.
© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
© 2018 | Todos os direitos deste material são reservados ao Por dentro da África, conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.
respondido por:
16
Resposta:
As vantagens é que significa que o número de pessoas economicamente ativas ( de 15 a 64 anos) é maior, o que pode favorecer o crescimento econômico. Porém as desvantagens são que o aumento excessivo populacional pode dificultar ainda mais a erradicação da pobreza.
Explicação:
Espero ter ajudado, até a próxima, bons estudos! ;)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás