• Matéria: Geografia
  • Autor: marcosmarquesdepaula
  • Perguntado 5 anos atrás

Cuba é um país da América Central que há anos ganhou notoriedade devido a acontecimentos voltados a questões geopolíticas. O texto retrata um pouco da geopolítica cubana.



A revolução de 1959 foi o processo que formou a nação cubana. No caso dos países latino-americanos, marcados por heranças da colonização europeia e da escravidão, “formar a nação” significa dois movimentos: por um lado, conquistar a independência em relação ao poder econômico estrangeiro e, por outro, atingir um nível de igualdade social capaz de embasar uma nova identidade nacional, com densidade popular. Desde 1959, Cuba manda em si mesma e construiu um sistema social igualitário.

CUBA: o que é a revolução hoje. Disponível em: . Acesso em: 29 mar. 2020.



Com relação ao texto e aos seus conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que


(A)
até 1959, Cuba era governada por Fulgêncio Batista, ditador que havia anulado a constituição do país e atuava no sentido de satisfazer os anseios das oligarquias cubanas e os interesses estadunidenses.


(B)
com a tomada do poder por Fidel Castro, os Estados Unidos passaram a fornecer mantimentos para que a população do país pudesse viver de forma digna.


(C)
em parceria com Cuba, a URSS instalou mísseis em território cubano visando a atacar os Estados Unidos, resultando em milhares de mortos e a ocupação de parte do país.


(D)
no início do século XXI Cuba se aliou a diversos países capitalistas para a abertura de sua economia que apresenta grande crescimento devido às trocas comerciais por meio de blocos econômicos.

Respostas

respondido por: ch4ew
2

Resposta:

acho que a correta é a C ou a B

Explicação:

Perguntas similares