TEXTO I
Depois de usada, folha geminável pode se transformar em grama, flores e temperos
Uma solução ecológica e criativa para que o papel usado não vire lixo é plantá-lo. Existem mais de 40 variedades de papéis germináveis, feitos com vários tipos de sementes, que se transformam em grama, flores e temperos e podem ser comprados pela internet. No Brasil, a oficina de papel reciclado do Projeto Tear foi uma das pioneiras na fabricação do produto. Desde março, comercializa um papel composto por sementes de grama São Carlos, que é 100% ecológico, pois, além de reciclado, não passa por nenhum processo químico. O grupo está testando sementes de salsinha, de flores e até de árvores para a confecção de suas folhas.
O papel germinável, que tem o mesmo custo do reciclado (R$ 0,90 o tamanho A4), não substitui o industrial, mas vende bem em seu mercado específico (embalagens e cartões diferenciados, por exemplo). Sua maior vantagem é a sustentabilidade. Quando comparado ao industrial, reduz o consumo de energia em até 70%, a poluição da água em 35% ou mais e requer 55% menos água durante a fabricação, segundo Rick Meis, engenheiro bioquímico da Universidade do Colorado. Parece uma boa saída diante dos 15,2 trilhões de páginas impressas no mundo todo em 2006. Número que ainda deve crescer 30% nos próximos 30 anos, estima a empresa de dados e análise do mercado de impressão Lyra esearch.
Sobre o texto, analise as afirmativas:
I. O plantio do papel usado pode torná-lo ecologicamente aproveitável.
II. Há diversos papéis germináveis.
III. O Projeto Tear, no Brasil, começará a produzir, em breve, um papel composto de sementes de grama.
IV. O custo do papel composto de sementes de grama é maior que o papel industrial.
Está CORRETO o que se afirma em
lomoraes:
PFV me ajudem
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
transformam" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras. espero ter ajudado
respondido por:
2
no que pode se transformar a folha germinavel
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás