Me ajudaaa,pfv
O declínio e, finalmente, a desintegração da URSS puseram fim à Guerra Fria e ao sistema bipolar, abrindo uma nova era de incertezas na construção de uma nova ordem mundial, numa conjuntura marcada pelo acirramento da competição econômico-tecnológica mundial. O fenômeno da globalização passa, cada vez mais, pela regionalização, isto é, pela formação de pólos econômicos apoiados na integração supranacional em escala regional. E a intensidade do processo de globalização provoca profundos efeitos desestabilizadores, gerando a fragmentação social e nacional, esta última particularmente presente nos países periféricos. É neste quadro de reordenamento mundial que a Ásia-Pacífico, particularmente a Ásia Oriental, emerge como uma nova fronteira econômica, configurando sentido ao conceito braudeliano de Economia Mundo, agora centrada no Pacífico, em substituição à do Mediterrâneo e à do Atlântico. Muitos países latino-americanos começam a voltar-se para esta região, e mesmo a Austrália passa à "asiatizar-se", percebendo a inviabilidade, no longo prazo, de manter-se como enclave europeu no Pacífico.
Assinale a alternativa que corresponde a uma conseqüência CORRETA do crescimento da importância da região asiática.
A)Os fenômenos do rápido incremento demográfico e da vertiginosa e caótica urbanização atingem toda a região (exceto o Japão), mas são particularmente preocupantes na China, pois as reformas afetaram a política de controle da natalidade, o que é perigoso num país com tal volume da população.
B)O "bloco" asiático ainda não se formou como tal, pois não constitui um processo de integração institucionalizado como a União Européia e o NAFTA, mas um conjunto de economias articuladas através de uma divisão de trabalho apoiada em vínculos internacionais de mercado.
c)Os Estados do sudeste asiático tem sido acusados de não respeitar os direitos trabalhistas, o que diminuiria as vantagens comparativas dos demais países. Desenvolve-se a autoconfiança nos trabalhadores, sem um excesso de benefícios propiciados pelo Estado.
D)Os Países acidentais tem copiado chamado "modelo asiático", que indiferentemente da autodefinição dos Estados como capitalistas ou socialistas, possuem determinados traços em comum: Estado forte, regulador, planejador e intervencionista.
E)A multilateralidade, que já existia desde a época da Guerra Fria na Ásia, tem se aprofundado na região. Mais do que meros apêndices da economia japonesa, a China e os Tigres (da primeira e segunda geração) têm se tornado competidores ambiciosos, embora suas economias continuem fortemente interdependentes
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
resposta letra c)
Explicação:
ja estudei essa tbm eu tinha errado mas a correta era c)
bom estudo trabalhe na interpretaçao de texto
descubra657329:
certeza? Muito obrigado
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás