Há metáforas ou comparações metafóricas na música " O dia em que a Terra parou" de Raul Seixas?
Respostas
Raul Seixas é um artista atemporal. Muitas de suas músicas continuam mais atuais do que nunca e nos ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos e as situações pelas quais passamos.
Prova disso é uma canção lançada em 1977 que voltou a fazer sucesso devido à coincidência com o momento em que estamos vivendo: estamos nos referindo a O Dia Em Que A Terra Parou, que fala sobre um dia em que ninguém mais saiu de casa.
Em tempos em que o mundo quase todo está de quarentena por conta do corona vírus, a música ganha ares de profecia e impressiona quem a escuta nos dias de hoje.
Dirigido por Robert Wise, o longa O Dia Em Que A Terra Parou conta a história de um alienígena que vem ao planeta trazer uma mensagem de paz.
Para demonstrar seu poder, o alien faz com que todos os aparelhos elétricos da Terra parem de funcionar, com exceção daqueles essenciais à vida, como os de hospitais e de aviões em voo.
Lançado no início da Guerra Fria, o filme tinha a intenção de fazer um apelo de paz entre os povos da Terra. Já a letra de Raul e de Cláudio Roberto tem um propósito parecido, mas vai por outro caminho: na música, são as pessoas que deixam suas atividades.
Assim, é possível que os compositores tivessem em mente o conceito de divisão social do trabalho, a partir do ponto de vista do sociólogo Émile Durkheim.
A canção se inicia com o autor contando sobre um sonho que teve. É interessante notar a redundância do verso um sonho de sonhador, que dá a entender que ele não teve um mero sonho, como todos temos durante o sono, mas sim o devaneio de um visionário.
Vale mencionar também a presença do termo maluco: como todos sabem, Raul era considerado um doidão e ficou conhecido pelo apelido Maluco Beleza, título de uma música que aparece no mesmo álbum que O Dia Em Que A Terra Parou.
Foi assim
No dia em que todas as pessoas
Do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado em todo
O planeta
Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém
Aqui percebemos que não foi o planeta Terra que parou literalmente, deixando de girar.
Na verdade, foram as pessoas ao redor do mundo que decidiram ficar em suas casas, deixando de produzir, de consumir e de fazer quaisquer outras atividades.
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
E o guarda não saiu para prender
Pois sabia que o ladrão também não tava lá
E o ladrão não saiu para roubar
Pois sabia que não ia ter onde gastar
No dia em que a Terra parou
Para algumas pessoas, os compositores estão tratando do conceito de divisão social do trabalho a partir de Karl Marx. Para o filósofo, o trabalho gera uma hierarquia social entre a classe dominante, dona do capital, e a classe trabalhadora.